Resolução regulamenta concurso DNIT para cargos efetivos

Por meio do Ministério da Infraestrutura, a Diretoria Colegiada do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes regulamenta o concurso DNIT. A seleção ainda não tem data para ocorrer.

Apesar disso, a resoluçãoa publicada nesta terça-feira, 17, no Diário Oficial da União, regulamenta os próximos concursos a serem realizados pela autarquia, com vagas para cargos efetivos.

Conforme o documento, que foi aprovado no último dia 9 em meio à 18ª reunião ordinária da Diretoria Colegiada da autarquia, os concursos da autarquia serão realizados por meio de duas etapas, sendo elas:

Primeira etapa

  1. prova objetiva (contendo questões de Conhecimentos Básicos e Específicos);
  2. prova discursiva (uma ou mais questões sobre temas relacionados ao edital e uma redação de peça de natureza técnica); e
  3. avaliação de títulos, de caráter apenas classificatório.

Segunda etapa

  1. Programa de Formação, de caráter eliminatório.

Em todos os concursos, o edital deverá prever a alocação de servidor em diferentes unidades da federação, devendo o candidato indicar, no ato de inscrição, a unidade da federação a cujas vagas desejará concorrer, assim como os locais de realização das provas.

Apesar da regulamentação do concurso DNIT, uma nova seleção ainda não possui data para ocorrer.

Veja como foi o último concurso DNIT

Em novembro de 2012, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes realizou um dos seus últimos concursos, com oferta de 1.200 vagas, em cargos dos níveis médio e superior.

No nível superior, as vagas foram distribuídas pelos cargos de: analista em infraestrutura de transportes (179) e analista administrativo (110).

Para o nível médio, o concurso contou com vagas no cargo de técnico administrativo (144) e técnico de suporte em infraestrutura de transportes (767). Na época, os vencimentos variavam entre R$2.811,30 e R$8.119,81, incluindo o auxílio-alimentação.

Já as vagas foram distribuídas pelo Distrito Federal e todos os estados brasileiros. As inscrições, por sua vez, foram recebidas pela Escola de Administração Fazendária, organizadora da seleção.

Na ocasião, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, que ocorreram em Brasília e nas capitais dos estados. Para os cargos de nível médio, por exemplo, foram cobradas 90 questões, sendo elas de:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico-Quantitativo;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Conhecimentos Básicos de Administração Orçamentária e Financeira; e
  • Conhecimentos Específicos.
PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost