Por meio do Ministério da Infraestrutura, a Diretoria Colegiada do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes regulamenta o concurso DNIT. A seleção ainda não tem data para ocorrer.
Apesar disso, a resoluçãoa publicada nesta terça-feira, 17, no Diário Oficial da União, regulamenta os próximos concursos a serem realizados pela autarquia, com vagas para cargos efetivos.
Conforme o documento, que foi aprovado no último dia 9 em meio à 18ª reunião ordinária da Diretoria Colegiada da autarquia, os concursos da autarquia serão realizados por meio de duas etapas, sendo elas:
Primeira etapa
- prova objetiva (contendo questões de Conhecimentos Básicos e Específicos);
- prova discursiva (uma ou mais questões sobre temas relacionados ao edital e uma redação de peça de natureza técnica); e
- avaliação de títulos, de caráter apenas classificatório.
Segunda etapa
- Programa de Formação, de caráter eliminatório.
Em todos os concursos, o edital deverá prever a alocação de servidor em diferentes unidades da federação, devendo o candidato indicar, no ato de inscrição, a unidade da federação a cujas vagas desejará concorrer, assim como os locais de realização das provas.
Apesar da regulamentação do concurso DNIT, uma nova seleção ainda não possui data para ocorrer.
Veja como foi o último concurso DNIT
Em novembro de 2012, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes realizou um dos seus últimos concursos, com oferta de 1.200 vagas, em cargos dos níveis médio e superior.
No nível superior, as vagas foram distribuídas pelos cargos de: analista em infraestrutura de transportes (179) e analista administrativo (110).
Para o nível médio, o concurso contou com vagas no cargo de técnico administrativo (144) e técnico de suporte em infraestrutura de transportes (767). Na época, os vencimentos variavam entre R$2.811,30 e R$8.119,81, incluindo o auxílio-alimentação.
Já as vagas foram distribuídas pelo Distrito Federal e todos os estados brasileiros. As inscrições, por sua vez, foram recebidas pela Escola de Administração Fazendária, organizadora da seleção.
Na ocasião, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, que ocorreram em Brasília e nas capitais dos estados. Para os cargos de nível médio, por exemplo, foram cobradas 90 questões, sendo elas de:
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico-Quantitativo;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo;
- Conhecimentos Básicos de Administração Orçamentária e Financeira; e
- Conhecimentos Específicos.