Restam apenas quatro! Após fim de semana com jogos que decidiram quem segue na briga pelo título da NBA, estão definidos os finalistas das conferências leste e oeste. E, a partir desta terça-feira (17/5), já tem o primeiro jogo das finais do Leste, com Miami Heat e Boston Celtics dando início à batalha que será decidida em série de até sete jogos.
Já na quarta-feira (18/5), será a vez de Golden State Warriors x Dallas Mavericks começarem o duelo pelo título do lado Oeste e, consequentemente, pela vaga na grande final da NBA.
Miami Heat x Boston Celtics
Após uma intensa batalha de sete jogos, o Boston Celtics venceu o Milwaukee Bucks no último domingo (15/5) e garantiu vaga na final eliminando os atuais campeões da liga. Porém, não há tempo para comemorar, afinal de contas a equipe já se encontra na Flórida, onde fará o primeiro jogo das finais do Leste contra o Miami Heat.
Um dos destaques na série contra os Bucks, Marcus Smart é dúvida para o confronto e será avaliado até momentos antes da partida. Já o ala Sam Hauser está fora devido à lesão no ombro.
#NEBHInjuryReport for Game 1 vs Miami:
Sam Hauser (right shoulder instability episode) – OUT
Marcus Smart (right mid-foot sprain) – QUESTIONABLE— Boston Celtics (@celtics) May 16, 2022
Enquanto isso, o Miami Heat segue em repouso desde a última quinta-feira (12/5), quando venceram o Philadelphia 76ers na casa do adversário, fechando a série por 4 x 2.
O único desfalque será Kyle Lowry, que se recupera de lesão no músculo posterior da coxa esquerda, sofrida ainda na primeira rodada de playoffs contra o Atlanta Hawks. A franquia emitiu comunicado na segunda-feira confirmando a ausência do armador.
#BOSvsMIA INJURY UPDATE: Kyle Lowry (hamstring) has been ruled out of tomorrow’s ECF Game 1 vs the Celtics.
Caleb Martin (ankle), Max Strus (hamstring), P.J. Tucker (calf) and Gabe Vincent (hamstring) are all listed as questionable.
— Miami HEAT (@MiamiHEAT) May 16, 2022
Golden State Warriors x Dallas Mavericks
Talvez a grande surpresa da pós-temporada, o Dallas Mavericks surpreendeu a todos ao atropelar o Phoenix Suns nas semifinais do Oeste. O fato de a série ter chegado ao decisivo jogo 7 já causava surpresa, afinal os Suns tinham a melhor campanha da NBA durante a temporada regular.
Para o início das finais, os Mavericks terão à disposição todos os atletas que vem disputando os playoffs. A única ausência é de Tim Hardaway Jr, que se contundiu ainda na temporada regular. Estrela da equipe, Luka Doncic chegou a perder três jogos ainda na série contra o Utah Jazz, mas está em plena forma desde que voltou, tendo a melhor média de pontos até então.
Já o Golden State Warriors assistiu de camarote à decisão de domingo na qual soube quem enfrentaria na próxima quarta-feira (18/5), pois havia eliminando o Memphis Grizzlies na sexta-feira (13/5), fechando a série por 4 x 2.
A principio, o único desfalque para o próximo jogo será Gary Payton II, que fraturou o cotovelo durante o jogo 2 da semifinal contra os Grizzlies. Por outro lado, o trio histórico (Curry, Thompson e Green) multicampeão com os Warriors estarão em quadra.