A alimentação correta é um fator importante para quem busca ter uma pele saudável e bonita. Alguns alimentos têm nutrientes necessários para a firmeza e elasticidade da derme e, quando somados a uma rotina de autocuidado, uso de protetor solar e ingestão de água mineral, trazem resultados rápidos e duradouros.
Segundo a nutróloga Marcella Garcez, ter um prato colorido é uma boa aposta para começar os cuidados com a pele e com a saúde. “Estudos recentes ressaltam que condições crônicas de pele podem se beneficiar de mudanças na dieta. Mesmo com pele relativamente limpa, uma dieta rica em gordura, alimentos processados, açúcar e álcool podem causar inflamação, inchaço e desidratação, acelerando o envelhecimento”, diz.
Veja opções de alimentos:
- Semente de linhaça;
- Kiwi;
- Abacate;
- Couve;
- Espinafre;
- Iogurte;
- chá-verde
- peixes;
- azeite;
- cenoura;
- nozes.
Contudo, vale ficar de olho nos excessos ou até na obsessão por determinado alimento, viu? Afinal, embora essas opções possam contribuir com a saúde da pele, outros hábitos devem estar associados à alimentação, como uma boa rotina de skincare. Mantenha o equilíbrio e garanta resultados ainda melhores!
Pele brilhante é sinônimo de água:
Além da variedade no cardápio, Marcella reforça que a ingestão de água mineral também é essencial para o organismo. “As recomendações da quantidade a ser ingerida diariamente variam de acordo com o sexo, idade, peso corporal, atividade física, condições de saúde e ambientais. Mas, de forma geral, a Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta o consumo para adultos saudáveis de, ao menos, dois litros por dia“, clarifica.
Fonte: Marcella Garcez, médica nutróloga, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).