As passagens aéreas estão cada vez mais caras, segundo levantamento realizado pelo Kayak a pedido da Folha, comparando os cinco primeiros meses de 2019 com os de 2022, algumas rotas nacionais têm aumento nominal (sem descontar a inflação) acima de 70%, como Porto Alegre (74%) e São Paulo (132%).
Dessa forma, para viajar de avião, o brasileiro precisa de planejamento prévio para que a viagem caiba no seu bolso. Confira algumas dicas que podem te ajudar na hora de comprar suas passagens:
Dicas de como pagar mais barato nas passagens aéreas
- Caso vá fazer uma viagem nacional, procure comprar a passagem de 30 a 60 dias com antecedência;
- Caso a viagem seja internacional, a compra deve ser feita de 45 dias a seis meses antes, pois antes desse prazo, pode correr o risco de remarcações e cancelamentos;
- Observe qual a forma de pagamento mais vantajosa. Opte por pagar no boleto e deixar o limite do cartão de crédito para gastar na viagem;
- É melhor comprar pacote (passagem aérea + hospedagem), pois a economia pode ser de até 35% em relação a comprar separadamente.
- Pode ser que na madrugada, como há menos movimento, os preços fiquem mais baixos, mas não é regra – não há um dia e horário melhor para comprar.
- É válido acompanhar os sites, seguir nas redes sociais, além de ativar alertas para destinos que pretende viajar nas companhias aéreas e sites de venda de passagens, como Passageiro de Primeira, Decolar, Passagens Imperdíveis, ViajaNet e Melhores Destinos.
- Não pesquise somente a passagem de ida, mas a de volta também para aproveitar promoções.
- As passagens aéreas de sexta-feira, domingo à noite e segunda-feira de madrugada são as mais caras, se possível programe-se para viajar em dias mais em conta.
- Esses dias em que as passagens são mais caras são os mais concorridos, além dos feriados. Por isso são os piores para conseguir passagens com milhas. Portanto, procuro usar seus pontos em viagens e datas que não sejam tão concorridos.