Bolsonaro sobre vitória de Petro: “Ex-guerrilheiro da esquerda”

Ainda sem se manifestar oficialmente sobre a vitória de Gustavo Petro na Colômbia, o presidente Jair Bolsonaro (PL) se limitou a classificar o político como “um ex-guerrilheiro da esquerda”, em conversa com apoiadores, na manhã desta segunda-feira (20/6).

“É um ex-guerrilheiro do MIR, é o movimento de esquerda revolucionária”, disse Bolsonaro na saída do Palácio da Alvorada, após uma apoiadora citar a eleição no país vizinho. A declaração foi registrada e divulgada por um canal no YouTube simpático ao presidente.

Na realidade, Petro integrou a guerrilha M-19. Eram membros do MIR, organização chilena, os criminosos que, em 1989, sequestraram o empresário brasileiro Abílio Diniz.

Sem a manifestação oficial do governo brasileiro sobre as eleições na Colômbia, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), desejou, nesta segunda, “sorte” ao presidente eleito.

“Sorte ao Gustavo Petro, porque administrar um país na situação que o mundo está enfrentando não é simples. Nós temos interesses comuns com os colombianos, principalmente aí na questão da Amazônia. Estamos dentro da organização do tratado de cooperação amazônica. E a relação é de Estado para Estado, independentemente do governo de turno”, disse Mourão a jornalistas ao chegar em seu gabinete.

Líderes da América Latina já parabenizaram o novo presidente colombiano — o primeiro líder de esquerda do país. Representantes de países como México, Argentina, Chile, Venezuela, Cuba, Bolívia, Peru, Nicarágua e Equador publicaram felicitações a Petro nas redes sociais.

Leia mais em Metrópoles.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost