24 de abril de 2024

Concurso voltado para mulheres produtoras de café canéfora no Brasil é lançado

Mulheres produtoras de café são destaques no Concurso Florada Premiada, que teve a primeira edição voltada para cafés canéfora lançada nesta quinta-feira (9) durante o 1º Encontro Brasileiro de Degustadores de Café em Rondônia.

O encontro está sendo realizado em Cacoal (RO) deste o início da semana com a presença de participantes de todo o país e encerra na sexta-feira (10).

A gerente de projetos especiais 3 Corações, Patrícia Carvalho, explica que o Concurso Florada é realizado especialmente para mulheres e tem como objetivo valorizar o trabalho das cafeicultoras.

“Hoje a gente lança aqui em Rondônia o Florada Canéfora para que todas as mulheres possam de fato participar desse projeto que foi feito não só para valorizar, mas para dar visibilidade, para reconhecer, para que a gente possa caminhar juntos na construção de um universo cada vez maior de cafés especiais”.

O concurso é realizado desde 2018 com cafés arábica, e pela primeira vez a premiação será feita também para cafés canéfora.

“O Concurso Florada já está na quinta edição para cafés arábica e é o maior concurso do mundo feito para mulheres, porém todo esse movimento com os canéforas está acontecendo já há alguns anos e toda vez se prova mais esse potencial do 100% canéfora. Então em conversa com todo esse time que está trabalhando aqui nesses anos a gente percebeu que podia o Florada, que é um concurso em que a gente valoriza o trabalho das mulheres produtoras de café do Brasil, abrir espaço para as produtoras de café canéfora”.

Ediana Capiche, produtora premiada do estado, contou no Rondônia Rural do último domingo (5) que já está se preparando para a estreia do Florada Premiada de cafés canéfora, e ressaltou a importância do concurso para a valorização do café local.

“Com certeza a gente já está definindo esses microlotes e eu quero frisar que todas as cafeicultoras são capazes de ingressar nesse concurso. Foi muito gratificante para a gente chegar até aqui, e esse concurso foi muito importante a gente ter acesso a ele. Trazer o Florada para os canéforas, para a gente foi uma conquista muito grande.”

Valorização dos produtores

Um dos destaques da premiação nacional é a garantia de venda dos cafés campeões, como explica a produtora Poliana Perrut.

“É uma questão de venda garantida. É diferente de qualquer outro concurso que nós já participamos porque é a certeza de que se você produziu um microlote realmente especial, atingiu a pontuação mínima, você vai realizar a comercialização. E é uma comercialização valorizada como eles já fazem para o Florada Arábica. Então eles vão comprar, vão valorizar esse produto e produção de um microlote. Então cada produtora que tiver esse lote comprado pela 3 Corações, eles vão produzir um microlote especial contando a história dessa produtora”.

De acordo com a gerente de projetos Patrícia Carvalho, desde 2019 já foram comercializadas 230 toneladas de cafés premiados no Concurso Florada. E quanto maior a qualidade do café, maior é o valor pago pelo lote.

“O sonho de qualquer cafeicultura é ter alguém que vá comprar o trabalho porque é incerto. Você vai produzir e vai colocar aonde? Então a gente faz essa valorização para que a cafeicultura se sinta motivada e vá até o fim. Que ela consiga depois ver o pacote de café com a foto dela, e esse ciclo se sustente e continue chegando até a mesa dos consumidores”.

Além da compra garantida do lote, as cafeicultoras campeãs ainda devem receber uma premiação em dinheiro e uma viagem para outro país cafeicultor.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost