INSS tem novos pagamentos previstos para 2022?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) finalizou na última terça-feira, 7, os pagamentos da segunda parcela do 13º salário de aposentados, pensionistas e segurados de outros auxílios. Os repasses foram antecipados pelo terceiro ano consecutivo em 2022.

Isso significa que não há novos pagamentos previstos para este ano, como excessão de um grupo. Aqueles que começaram a receber os benefícios a partir de maio terão acesso ao abono natalino depositado em cota única, a partir de novembro.

Fora isso, todos os cerca de 31 milhões de beneficiários do INSS já estão com o dinheiro na conta. Mais da metade deles, aproximadamente 60%, ganham um salário mínimo por mês.

O 13º salário é um direito dos segurados de aposentadoria (todos os tipos), pensão por morte, auxílio-acidente, auxílio-doença e auxílio-reclusão. Programas assistenciais, como o BPC e a Renda Vitalícia, não dão direito ao abono.

Parcelas do 13º do INSS

Em geral, os pagamentos do abono são realizados entre os meses de agosto e novembro, em duas parcelas. Nos últimos anos, o governo federal alterou as datas para as competências de abril e maio com o objetivo de injetar mais dinheiro na economia.

A primeira parcela corresponde a 50% da renda a ser paga pelo INSS naquele mês, sem nenhum desconto. Já a segunda pode registrar descontos, como Imposto de Renda e consignados.

Consultas

O extrato de pagamentos do INSS pode ser consultado pelo telefone, na central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. O serviço também está disponível no site e aplicativo Meu INSS (Android e iOS).

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost