A maior festa religiosa do estado do Acre será realizada tradicionalmente entre os dias 05 e 15 de agosto, após dois anos acontecendo de maneira restrita, obedecendo às recomendações sanitárias. O tema desta edição será “Nossa Senhora da Glória, aqui estão os teus filhos!”
Este ano (2022), a festa da padroeira de Cruzeiro do Sul está sendo planejada para receber a população local e visitantes de outras regiões.
“Se Deus quiser o novenário da retomada, do ponto de vista religioso, mas também do ponto de vista social. Queremos que possa ser um momento de agradecimento a Deus, por termos superado, apesar de sofrimentos, de perdas, humanas e econômicas, mas graças a Deus estamos aqui prontos”, explicou o Bispo Dom Flávio.
O novenário de Nossa Senhora da Glória é também um momento que, além de fortalecer a fé, movimenta a economia local, gerando grandes benefícios.
“O novenário sempre teve esse aspecto social e econômico, ao reunir muitas pessoas. Então, Cruzeiro do Sul sempre foi, nesse período do ano um pólo de encontro de pessoas, um grande momento onde se aquece o comércio”, ressaltou Luiz Cunha, presidente da Associação Comercial de Cruzeiro do Sul.
A organização do evento planejou os espaços pré-fixados para o comércio, e espera-se que todo o setor comercial da região se aqueça, tendo em vista que a festa concentra muitas pessoas, gerando a possibilidade de fomentar a economia.
Uma novidade na edição deste ano será uma carreata, no dia 30 de julho, fazendo parte também das festividades. O governo assinou um convênio no valor de R$ 50 mil, além de garantir apoio necessário para a realização.
Confira a programação:
- Carreata- 30 de julho;
- Abertura do novenário- 05 de agosto; Santa Missa Presidida pelo Bispo Dom Flávio; Hasteamento das bandeiras dos municípios que compõem a Diocese; Execução do Hino da Padroeira pela Banda do 61º BIS;
- Ação Social da OAB- 11 de agosto;
- Corrida- 14 de agosto;
- Encerramento do novenário- 15 de agosto; Procissão (percorrendo Av. Boulevard Thaumaturgo, Rua de Pernambuco, Av. 28 de Setembro)- início às 17h30; Santa Missa campal; Show com Frei Renan (de Rio Branco)