Ícone do site ContilNet Notícias

Plano “vazado” de Boca Rosa mostra que influenciador digital não é bagunça

Por UOL

Imagem: Reprodução/Montagem/Instagram

Parte relevante da internet pareceu chocada ao ver nos stories de Bianca Andrade, a fundamental Boca Rosa, a tela de uma apresentação que resumia seu comportamento diário no Instagram.

O chamado planejamento de conteúdo é uma prática necessária a qualquer empreendimento profissional ligado a esse universo. Funciona para marcas, funciona para canais e portais de notícia, e evidentemente que também funciona para influenciadores digitais.

A previsibilidade do que será publicado é importante tanto para a organização dos responsáveis quanto para a fidelização da audiência. E quanto mais ciência estiver envolvida, certamente melhores serão os resultados.

Essa recorrência permite que a análise dos dados seja mais acurada, trazendo aprendizados importantes para o constante desenvolvimento daquela rede. Com quase 18 milhões de seguidores e dona de uma bem-sucedida marca, nada é por acaso com Bianca Andrade. Tampouco com a maioria dos influenciadores de sucesso, independentemente da área de atuação.

Na imagem compartilhada por Andrade, identificamos melhor quais editorias norteiam sua produção. E não tem absolutamente nada de escandaloso nisso —estranho seria confiar apenas no carisma para faturar seus trocados.

Um ponto que causou mais rebuliço foi a inclusão de uma linha citando o filho pequeno da ex-BBB. Nesse mundo pós-kardashiano em que vivemos, como isso pode causar qualquer tipo de assombro?

As pessoas sempre tiveram um profundo interesse em saber da vida privada das celebridades. A grande diferença é que hoje quem tem o maior controle a respeito do quanto e do como mostrar são os próprios famosos.

Uma evolução que permite inclusive um consumo mais saudável desse tipo de assunto, pelo menos quando existe uma estrutura profissional o suficiente para definir conscientemente os próprios limites.

Como a própria Boca Rosa escreveu em uma das postagens a respeito da reação popular ao slide do PowerPoint, “isso não é ser artificial, é ser intencional”. Quando você é o seu próprio veículo, nada mais importante do que saber para onde está indo.

Voltamos no dia 20 deste mês com novas informações, após merecidas férias do colunista.

 

Sair da versão mobile