O 1Âș Encontro Brasileiro de Degustadores de CafĂ© do Brasil deve acontecer em Cacoal (RO), entre os dias 6 e 10 de junho. O evento, que deve receber a presença de especialistas na ĂĄrea, tem como objetivo conhecer, avaliar e reconhecer a qualidade dos cafĂ©s brasileiros.
No evento, os convidados irão participar de mesas redondas, palestras e oficinas, que irão discutir o estado da arte da produção de cafés de qualidade, aråbica e canéfora (robusta e conilon), e seus protocolos de degustação.
Segundo a organização do evento, as inscriçÔes para participar do evento presencial estão encerradas, mas quem tiver interesse em acompanhar o evento, poderå assistir no canal do YouTube da Embrapa.
Programação
6 de junho
- 14h30Â – Painel Sensorial Experimental;
- 15h – Visita Ă famĂlia Bento.
7 de junho
- 8h – Abertura e contextualização do evento;
- 9h – Mesa redonda: Origem e evolução dos cafĂ©s brasileiros;
- 11h – Mesa redonda: Novos mĂ©todos de processamento/fermentação de cafĂ©s com foco na qualidade;
- 13h30 – Calibragem da degustação de cafĂ©s canĂ©fora especiais;
- 16h30 – Mesa redonda sobre Protocolos de Degustação e a evolução da cafeicultura.
8 de junho
- 9h – Degustação de cafĂ©s solĂșveis, novos protocolos ABICS;
- 10h30 – Degustação de cafĂ©s especiais pelo MĂ©todo PQC ABIC;
- 13h30 – Calibragem da degustação de cafĂ©s arĂĄbica especiais;
- 15h30 – Parada para o cafĂ© e degustação de cafĂ©s exĂłticos (SeleçÔes do “Cup of Excelence Mexico 2022”)
- 16h30Â – Mesa redonda sobre os novos caminhos da cafeicultura brasileira e mundial: Novas tecnologias, mercado e hĂĄbitos de consumo;
9 de junho
- 8h30 – CafĂ© cultural, desvendando os aspectos Ă©tnicos, culturais e sustentĂĄveis da cafeicultura indĂgena;
- 12h30 – Visita Ă cafeicultores indĂgenas: oportunidade para conhecer a agricultura indĂgena, seu modo de vida e valores culturais. SerĂĄ na Terra IndĂgena Sete de Setembro que fica em Cacoal-RO. SĂŁo indĂgenas da etnia SuruĂ;
10 de junho
- 8h30 – Painel Experimental – Degustação de cafĂ©s especiais voltado para os degustadores profissionais prĂ©-inscritos (Graders, baristas e traders)
Capital do café de RondÎnia
Cacoal é conhecido como ‘Capital do CafĂ© na AmazĂŽnia’. A cidade faz parte da Indicação GeogrĂĄfica (IG), na espĂ©cie Denominação de Origem (DO), para o cafĂ© das Matas de RondĂŽnia, que compreende 15 municĂpios do estado.
Segundo os organizadores, o tĂtulo Ă© a primeira Indicação GeogrĂĄfica do tipo Denominação de Origem para cafĂ©s Robustas SustentĂĄveis do mundo.
