Ícone do site ContilNet Notícias

Se exercitar antes ou depois da vacina da gripe pode melhorar eficácia

Por METRÓPOLES

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Apesar de ser difícil se exercitar após tomar uma vacina, pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, descobriram que talvez valha a pena se esforçar. Segundo os cientistas, pessoas que fizeram alguma atividade antes ou depois de tomar o imunizante contra a gripe tiveram melhores resultados de eficácia da fórmula.

Foram acompanhados 550 pacientes adultos, e 382 deles se exercitaram por 15 a 50 minutos antes ou depois de tomar a vacina. O restante dos participantes ficou sem fazer nada pelo mesmo tempo. Os cientistas colheram amostras de sangue de quatro a seis semanas depois da injeção para verificar os níveis de anticorpos.

Entre o voluntários, 61% já era ativo fisicamente e continuou fazendo pelo menos 2,5 horas de atividade moderada por semana no período do estudo. Essas pessoas tiveram melhor resposta imune do que os sedentários, e registraram um resultado ainda melhor se fizeram o exercício logo antes ou após a vacina.

Os participantes que fizeram exercícios de força nos membros superiores tiveram resultados melhores do que os indivíduos que escolheram outro tipo de atividade física, sugerindo que a situação do músculo que recebe o imunizante faz diferença na resposta imunológica.

“Acreditamos que o dano que o músculo sofre durante o exercício ativa sinais de perigo que estimulam algumas células imunes e promovem a resposta do organismo“, afirma a pesquisadora Erika Bohn-Goldbaum, a principal autora do estudo, em entrevista ao site New Scientist.

Sair da versão mobile