Seis detentos integrantes da facção Bonde dos 13 foram conduzidos para a Delegacia de Flagrantes (Defla) na noite desta sexta-feira (3), acusados de terem espancado até a morte o detento João Craveiro Chaves Júnior, de 40 anos, dentro da cela 2 do pavilhão “J” do Presídio Francisco de Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco.
Segundo informações da polícia, os seis criminosos estavam em outra cela e pediram, nesta sexta, para serem transferidos para a cela 2, onde estava presa a vítima, e acabaram espancado João Craveiro até a morte. Em uma ronda, os Policiais Penais ouviram gritos vindo do pavilhão e, ao chegar no interior da cela, já viram João caído respirando pouco.
Os Policiais Penais acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância básica ao local, mas foi necessário acionar a viatura de suporte avançado para dar apoio, porém, quando os socorristas chegaram, só puderam atestar a morte de João.
Os detentos que estavam na cela foram inicialmente transferidos para outra cela e a área foi isolada para o trabalho da perícia. Após os procedimentos periciais, o corpo foi recolhido por agente do Instituto Médico Legal (IML), e encaminhado para a sede aonde passará por exames cadavéricos.
O sexteto foi encaminhado para a Delegacia de Flagrantes (Defla), onde serão interrogados pelo delegado plantonista.
Ainda de acordo com os policiais, nenhum dos seis assumiram a autoria do crime e ficaram calados durante as perguntas.
Crimes de João Craveiro
O detento João Craveiro Chaves Júnior é acusado de ter participado da morte do motorista de caminhão Francisco Alves Maia, 56 anos, que estava desaparecido desde as 15h do dia 24 de maio de 2021, e foi encontrado morto dentro de uma cova rasa, na manhã da sexta-feira do dia 28 de maio de 2022.
O trabalhador tinha desaparecido após receber uma ligação e ser chamado para fazer um frete no Loteamento Praia do Amapá, na região do Segundo Distrito de Rio Branco.
Além da morte do ferreiro, João Craveiro é mandante de um crime ocorrido no dia 26 de abril de 2021 na região do Taquari, em Rio Branco. A vítima, Evandro Silva e Silva, teve a própria casa, localizada na Travessa do Sol, invadida por criminosos e foi morto a tiros.