18 de abril de 2024

Acre registrou quase 8 mil casos de Covid-19 nos primeiros 15 dias de julho

Nos primeiros 15 dias de julho o Acre registrou 7.694 novos casos de Covid-19, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Além de seis mortes neste período.

Com o aumento dos casos desde o início do mês, o Governo do Estado tomou algumas medidas para conter a disseminação do coronavírus, como a reativação do  Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19, que recomendou a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados, porém, nenhum decreto foi publicado regulamentando o pedido do comitê.

Além da alta nos casos de Covid, os casos de síndromes respiratórias, principalmente em crianças, infecções hospitalares e os casos suspeitos de varíola dos macacos, também preocupa as autoridades.

Com a aproximação da ExpoAcre 2022,  foram definidas medidas de prevenção a serem adotadas durante a Expoacre, a Expojuruá, e no âmbito das escolas da rede estadual de educação.

No caso das feiras agropecuárias, será cobrada carteira de vacinação, obedecendo o esquema vacinal por faixa etária.

Crianças de 5 a 11 anos devem comprovar ter tomado pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid. Adolescentes e jovens de 12 a 17 anos devem apresentar comprovante de duas doses do imunizante. Já pessoas com idade acima de 18 anos devem comprovar esquema vacinal com três doses.

A obrigatoriedade do uso de máscara também deve ser mantida. Estado e Município devem atuar em conjunto na fiscalização e em ações de prevenção.

As recomendações devem valer para todas as pessoas presentes na feira. As medidas, que consideram o aumento nos casos de Covid, visam a segurança da saúde da população.

ESCOLAS

Como prevenção, o comitê também definiu medidas a serem adotadas nas escolas da rede estadual de educação, como a suspensão de eventos no âmbito das escolas.

Segundo nota técnica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que no Acre, as aulas presenciais deverão continuar, desde que mantido os cuidados com a higiene das mãos, isolamento de casos suspeitos ou confirmados, e higienização do espaço, quando necessário.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost