Bivar avisa União Brasil que deixará corrida presidencial

Presidente do União Brasil, o deputado federal Luciano Bivar (PE) disse a cúpula do partido que desistiu de sua candidatura à presidência da República e concorrerá a um novo mandato na Câmara dos Deputados. Bivar deve oficializar sua saída da corrida ao Palácio do Planalto na tarde deste domingo na convenção estadual da sigla em Pernambuco.

Vice-presidente do União Brasil, o ex-deputado Mendonça Filho confirmou ao GLOBO que Bivar abriu mão da disputa presidencial e disse que a sigla avalia se mantém ou não candidatura própria. Bivar mantinha conversas para uma eventual aliança com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas essa possibilidade enfrentou forte resistência da ala ligado ao ex-prefeito de Salvador e candidato ao governo da Bahia, ACM Neto.

— Com a desistência de Bivar e sua candidatura a deputado por Pernambuco caberá a executiva do partido encontrar uma saída. Temos que ver se passará por uma candidatura própria ou uma não candidatura. Vejo esses dois caminhos. E não vejo caminho com o PT — afirma Mendonça Filho, que integra a direção da sigla em Pernambuco, terra natal de Bivar.

De acordo com integrantes da direção do União Brasil, Bivar tem defendido internamente que a sigla lance a senadora Soraya Thronicke (MS) à presidência da República, então vice de Bivar. Há ainda outros nomes que são citados, mas a maioria das lideranças prefere optar pela neutralidade, já que nos estados o partido tem candidatos alinhados ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao ex-presidente Lula.

No Mato Grosso, por exemplo, o governador Mauro Mendes, que concorre à reeleição, já anunciou que o seu palanque será de Bolsonaro. Em Rondônia, o governador e coronel Marcos Rocha (União Brasil) também é simpático a Bolsonaro. Além disso, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que é antipetista, temia ser prejudicado.

Leia mais em O Globo.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Bivar avisa União Brasil que deixará corrida presidencial