18 de abril de 2024

CNH pode ser renovada pela internet; veja como fazer

Na última segunda-feira (4), o Departamento de Trânsito (Detran-RJ) anunciou que a renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pode ser realizada por meios virtuais.

Sendo assim, os motoristas não precisam mais agendar para comparecer aos postos de atendimento. Na prática, basta tirar uma nova foto e as impressões digitais. Esse procedimento conclui o processo de renovação do documento.

O Detran do Rio de Janeiro ainda apresentou outra mudança. A partir de agora, o atendimento será realizado por ordem de chegada, sem precisar realizar um agendamento. Desta forma, caberá ao condutor escolher em qual unidade fará o procedimento.

O chamado Posto Digital, canal de atendimento para a renovação da CNH, também fornecerá o endereço da clínica médica onde o exame de aptidão físico e mental deverá ser realizado. Além disso, o local para retirada da nova CNH poderá ser escolhido.

Todavia, só poderão fazer a renovação do documento pela internet os motoristas que não pretendem fazer alterações de dados na CNH, sendo permitido apenas a inclusão de informações acerca da atividade remunerada.

Mudanças na CNH

O novo modelo possui diversas alterações, desde o seu visual a sua disposição de informações. Confira a seguir as principais mudanças na CNH:

  • Assinatura na parte inferior da foto do motorista;
  • Impresso predominantemente nas cores verde e amarelo;
  • Holograma na parte debaixo do documento;
  • Nova CNH impressa com tinta fluorescente;
  • Itens que ficarão visíveis sob luz ultravioleta;
  • Letra P indicando “Permissão” para documentos temporários e letra D indicando documentos “Definitivos”;
  • Quadro com silhueta do veículo indicando a categoria da habilitação;
  • Quadro de observações com informações médicas e profissionais, se for o caso.

    Como solicitar a renovação via Posto Digital

    O acesso ao Posto Digital é realizado por meio da conta Gov.br do Governo Federal. Cabe salientar que a plataforma já estava disponível, no entanto, não oferecia o serviço de renovação.

    Assim, na aba onde era possível fazer a consulta de dados, como validade, número de pontos e categoria, agora também fornece a opção de Renovação da Habilitação Simplificada – Solicitar”.

    Contudo, para realizar a renovação, o Duda de requerimento já deve estar pago.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost