A Secretaria Municipal de Saúde anunciou nesta terça-feira (5) a liberação da quarta dose da vacina, ou a segunda dose de reforço, contra Covid-19, para pessoas acima de 30 anos e profissionais de saúde.
Em coletiva de imprensa, a secretária Sheila Andrade disse que a decisão foi tomada devido ao alto número de casos positivos para Covid-19 na capital.
“Nosso objetivo é vacinar toda a população de Rio Branco. A cobertura para crianças, segunda dose para adolescentes e as de reforço para adulto estão baixíssimas”, disse.
A secretária alertou para uma quarta onda. “É só a vacinação para nos proteger”, alertou.
Sheila ainda explicou que segundo estudos, existe uma tendência a redução da efetividade das vacinas contra a COVID-19 e, consequentemente, maior risco de complicações da doença com o passar do tempo. Frente a isso, deve-se utilizar os imunizantes disponíveis no município para garantir doses de retorço para todos os indivíduos elegíveis. Logo, precisa ser garantido a proteção de forma efetiva.
Para tomar a quarta dose, é necessário um intervalo mínimo de 4 meses após o primeiro reforço (terceira dose).
A vacina a ser utilizada para a dose de reforço deverá ser da plataforma de vetor viral (AstraZeneca ou Janssen); as plataformas de vacinas inativadas não
estão recomendadas para a finalidade.
Uma segunda dose de reforço da vacina para todos os trabalhadores da saúde deve ser administrada 4 meses após a última dose do esquema vacinal, independente do imunizante aplicado.
Para receber o 2° reforço, é necessário está com o 1° reforço em dia.
Em Rio Branco, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou a Urap Maria Barroso exclusivamente para atender casos de síndromes gripais.
Uraps Hidalgo de Lima e Maria Vitorino estão exclusivas para dispensação de medicamentos.