Concurso INSS: Cebraspe é a banca mais desejada pelos candidatos

O processo de escolha da banca do novo concurso INSS 2022 está em andamento. Para entender qual a empresa mais desejada pelos candidatos, Folha Dirigida fez uma enquete em seu perfil nas redes sociais.

Em 24 horas, 1.559 responderam à seguinte pergunta: Se você pudesse escolher uma banca para o concurso INSS, qual seria?

Do total, 631 (40%) desejam que o Cebraspe seja o escolhido. Logo em seguida, 420 pessoas (27%) disseram preferir a Fundação Getulio Vargas (FGV), enquanto 243 (16%) optaram pela Fundação Carlos Chagas (FCC).

Os outros 265 (17%) se dividiram entre diversas bancas, deixando suas opções nos comentários.

Vale lembrar que, nos últimos 20 anos, 70% dos concursos realizados pelo Instituto Nacional de Seguro Social foram organizados pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

De 1999 até o momento, apenas três seleções não tiveram a organização da banca, foram elas:

  • 2004: Cesgranrio;
  • 2011: Fundação Carlos Chagas (FCC); e
  • 2012: FunRio.

Já o Cebraspe ficou à frente dos concursos de 1999, 2000, 2003, 2007, 2009, 2010 e 2017. Desta forma, quem deseja se preparar para o concurso INSS pode iniciar os estudos com base nos editais publicados pela banca.

Com o processo de escolha da banca em andamento, o INSS espera escolher a empresa até agosto deste ano.

Conforme o aval do concurso, o edital deve ser publicado até dezembro. Pelo projeto básico, as provas serão realizadas quatro meses após a publicação do edital.

Esse prazo, no entanto, ainda pode ser reduzido para dois meses, como ocorreu com a Receita Federal, que também teve sua seleção autorizada.

Resumo sobre a seleção

  • Órgão: Instituto Nacional do Seguro Social
  • Cargos: técnico do seguro social
  • Vagas: 1.000
  • Requisitos: nível médio
  • Remuneração: aproximadamente R$6,5 mil
  • Banca: a definir
  • Previsão de edital: até dezembro de 2022

Concurso INSS 2022 será de nível médio

concurso INSS 2022 exigirá o nível médio dos candidatos. A confirmação foi dada pelo diretor de Gestão de Pessoas da autarquia, Jobson de Paiva, em entrevista ao professor Deodato Neto.

A confirmação do requisito para o próximo concurso veio em meio às negociações entre autarquia, sindicato e governo, para que o cargo de técnico do seguro social tenha o nível superior como requisito.

“Há um trabalho sendo feito pelo nosso ministro para transformar essa carreira em nível superior. Entretanto, no momento, o que há e como está colocado na Lei, é um cargo de nível médio. Então, tudo indica que não haveria tempo suficiente para alteração legislativa, por exemplo, e que continuará sendo um cargo, por ora, de nível médio“, afirmou Jobson de Paiva.

Diretor prevê curso de formação e redação

Ainda durante a entrevista, o diretor de Gestão de Pessoas do Instituto deu mais detalhes sobre a seleção, incluindo a realização de um curso de formação e a possibilidade de aplicação de uma redação.

Segundo ele, diferente das últimas seleções para a carreira, é possível que, neste concurso, seja aplicada uma redação.

“Há uma possibilidade, sim, da ideia de redação. É uma possibilidade, mas isso não está cravado”, revelou Jobson de Paiva.

Com a previsão de redação, os candidatos devem incluir os estudos para essa etapa em sua preparação. Apesar da novidade, as provas do concurso INSS, para o cargo de técnico, devem seguir o padrão aplicado em 2015.

“Em relação às matérias, são muito atuais as do último edital, sendo Direito Previdenciário o foco do INSS”, revelou Jobson de Paiva.

Neste caso, a parte de Conhecimentos Gerais deve contar com perguntas de Ética no Serviço Público, Regime Jurídico Único, Noções de Direito Constitucional e Administrativo, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Noções de Informática.

Já a prova objetiva específica para a carreira tende a abordar a área de Seguridade Social, com destaque para a disciplina de Direito Previdenciário.

Em relação ao curso de formação, a cobrança parte do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP). Desta forma, este será o primeiro concurso para técnicos a contar com esta etapa.

“Nosso ministro quer mais qualificação nessa entrada, então sim, esse vai ser o primeiro concurso de técnico do INSS com curso de formação.

Além do curso, como já estava previsto, o diretor confirmou que as nomeações serão realizadas somente em 2023 devido ao período eleitoral.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Concurso INSS: Cebraspe é a banca mais desejada pelos candidatos