Ícone do site ContilNet Notícias

Concurso Senado 2022: três bancas apresentaram propostas

Por FOLHA DIRIGIDA

O concurso Senado Federal 2022 será organizado pelo Cebraspe, Fundação Getulio Vargas (FGV) ou Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Essas foram as instituições que enviaram propostas à Casa para ficarem responsáveis pelas inscrições e provas da seleção.

A informação foi compartilhada pelo Senado nesta sexta-feira, 1º de julho, em nota enviada à imprensa.

Ainda de acordo com a nota, as empresas que responderam ao chamamento público do Senado receberam o projeto básico do concurso e tiveram até a última segunda-feira, 27, para apresentar documentação e propostas de preços.

Essas propostas, enviadas em envelopes lacrados, foram abertas na tarde desta sexta, 1º, em reunião da Comissão Examinadora do concurso com representantes das bancas organizadoras.

A documentação e propostas de preços apresentadas serão analisadas agora pela Comissão Examinadora levando em conta habilitação técnica, jurídica e econômica das proponentes. A avaliação balizará a futura contratação.

O cronograma das próximas etapas será definido, de acordo com o Senado, após a contratação da banca examinadora e constará do edital de abertura do concurso público.

Concurso Senado terá iniciais de até R$34 mil 

concurso para o Senado Federal foi autorizado em abril deste ano. A Comissão Diretora aprovou a oferta de 19 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, para carreiras de nível superior. Os salários iniciais podem chegar a R$34 mil.

A seguir, veja os detalhes sobre os cargos, requisitos e remunerações:

Técnico legislativo – policial legislativo

Analista legislativo

Consultor Legislativo

Advogado

Ainda não há um prazo para a publicação do edital. Porém, a diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka, afirmou que o novo concurso para o órgão será realizado ainda em 2022.

Estrutura de provas do concurso já está definida

De acordo com o projeto básico, as etapas do concurso serão distintas a depender do cargo:

► Técnico Legislativo (policial legislativo): Provas objetivas; provas discursivas; exame de sanidade física e mental; teste de aptidão física; exame psicotécnico; sindicância de vida pregressa e investigação social.

► Analista Legislativo: Provas objetivas; provas discursivas; prova prática (especialidade de Registro e Redação Parlamentar);

► Consultor Legislativo: Provas objetivas; provas discursivas; prova de títulos.

► Advogado: Provas objetivas; provas discursivas; prova de títulos.

As provas serão aplicadas nas capitais dos estados brasileiros e no Distrito Federal. A banca organizadora do concurso Senado está em definição pela Casa. As instituições interessadas puderam enviar propostas de preço até o dia 28 de junho.

As avaliações objetivas para técnico legislativo e analista legislativo, por exemplo, serão compostas por 80 questões, sendo 40 de Conhecimentos Gerais e 40 de Conhecimentos Específicos.

Já para consultor legislativo e advogado serão cobradas 160 questões, das quais 80 de Conhecimentos Gerais e 80 de Conhecimentos Específicos.

Veja os conteúdos que serão cobrados para cada cargo:

Técnico legislativo (policial legislativo): 

Conhecimentos Gerais:

Conhecimentos Específicos

Analista Legislativo

Conhecimentos Gerais:

Conhecimentos Específicos

Consultor Legislativo 

Conhecimentos Gerais:

Conhecimentos Específicos

Advogado

Conhecimentos Gerais:

Conhecimentos Específicos

Sair da versão mobile