Ícone do site ContilNet Notícias

Concurso Senado: comissão organizadora passa por mudanças

Por FOLHA DIRIGIDA

Reprodução

A comissão organizadora do concurso para o Senado Federal teve mudanças em sua composição. Os servidores Evandro Aparecido Baldutti e Thiago Fernandes Rodrigues Teixeira foram designados como presidente e vice-presidente do grupo.

As alterações foram publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira, 5. Os novos membros da comissão serão responsáveis por dar prosseguimento aos preparativos do edital.

Um dos trâmites em andamento, atualmente, é a escolha da banca organizadora. O Senado informou que três instituições estão na disputa. São elas:

A documentação e as propostas de preços apresentadas pelas bancas serão analisadas pela Comissão levando em conta habilitação técnica, jurídica e econômica das proponentes.

O cronograma das próximas etapas será definido, de acordo com o Senado, depois da contratação da banca e constará do edital de abertura do concurso público.

A diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka, afirmou que o novo concurso para o órgão será realizado ainda em 2022.

Concurso Senado pode preencher até 1.002 vagas

O novo concurso para o Senado pode preencher até 1.002 vagas para carreiras de nível superior. O número é apresentado no projeto básico da seleção, ao qual Folha Dirigida teve acesso.

O projeto básico funciona como um espelho para o edital e traz dados sobre cargos, requisitos, salários, estrutura de provas e conteúdo programático.

Conforme o documento, serão abertas 19 vagas para contratação imediata e 983 para formação de cadastro de reserva. Na tabela abaixo, veja a distribuição das oportunidades por cargo:

Cargo Vagas imediatas Cadastro de reserva Total de vagas
Técnico Legislativo (policial legislativo) 6 174 180
Analista Legislativo 10 690 700
Consultor Legislativo 2 100 102
Advogado 1 19 20
TOTAL 19 983 1.002

Os aprovados no cadastro de reserva poderão ser convocados durante o prazo de validade do concurso (estimado em dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período). Haverá reserva de vagas para negros e pessoas com deficiência.

A seguir, confira os detalhes sobre os cargos, requisitos e remunerações do concurso:

Técnico legislativo – policial legislativo

Analista legislativo

Consultor Legislativo

Advogado

Estrutura de provas do concurso Senado já está definida

De acordo com o projeto básico, as etapas do concurso serão diferentes a depender do cargo:

► Técnico Legislativo (policial legislativo): Provas objetivas; provas discursivas; exame de sanidade física e mental; teste de aptidão física; exame psicotécnico; sindicância de vida pregressa e investigação social.

► Analista Legislativo: Provas objetivas; provas discursivas; prova prática (especialidade de Registro e Redação Parlamentar);

► Consultor Legislativo: Provas objetivas; provas discursivas; prova de títulos.

► Advogado: Provas objetivas; provas discursivas; prova de títulos.

As avaliações serão realizadas nas capitais dos estados brasileiros e no Distrito Federal.

As provas objetivas para técnico legislativo e analista legislativo, por exemplo, terão 80 questões, sendo 40 de Conhecimentos Gerais e 40 de Conhecimentos Específicos.

Já para consultor legislativo e advogado serão exigidas 160 questões, das quais 80 de Conhecimentos Gerais e 80 de Conhecimentos Específicos. Veja os conteúdos que serão cobrados para cada cargo:

Técnico legislativo (policial legislativo): 

Conhecimentos Gerais:

Conhecimentos Específicos

Analista Legislativo

Conhecimentos Gerais:

Conhecimentos Específicos

Consultor Legislativo 

Conhecimentos Gerais:

Conhecimentos Específicos

Advogado

Conhecimentos Gerais:

Conhecimentos Específicos

Sair da versão mobile