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O abono salarial de 2022 já está liberado para saque?

Por SEU CRÉDITO DEIGITAL

Imagem: rafapress / shutterstock.com

O abono salarial PIS/Pasep ano-base 2021 só será transferido para os trabalhadores no ano que vem. O pagamento do abono foi adiado por causa da suspensão do abono salarial em 2021.

Por causa do atraso no pagamento do PIS/Pasep, é previsto que os valores relacionados a 2021 sejam feitos em 2023 e que os de 2022 sejam realizados no ano seguinte.

Contudo, o Governo Federal ainda não disponibilizou os detalhes sobre os pagamentos. Sendo assim, os trabalhadores só poderão retirar as quantias referentes aos anos de 2019 e 2020, que já estão liberadas. Continue a leitura para conhecer mais informações sobre o abono Pis/Pasep.

O que é o Abono salarial?

O Abono Salarial é um benefício anual no valor de um salário mínimo que esteja vigente na data do pagamento. O abono é garantido para trabalhadores que recebam até dois salários mínimos mensalmente de empregadores contribuintes do PIS ou do PASEP.

É necessário que tenham exercido atividade remunerada por até 30 dias no ano-base, e que estejam cadastrados por no mínimo 5 anos no PIS-Pasep ou no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).

Quem pode sacar o PIS/Pasep?

Agora, para acessar o benefício, é exigido que o contribuinte cumpra os requisitos abaixo:

  • Ter cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos;
  • Ter recebido mensalmente até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Ter trabalhado por no mínimo 30 dias no ano-base;
  • Ter os dados atualizados na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) /eSocial.

Como consultar o PIS/Pasep?

Quem desejar consultar se têm direito aos valores ‘esquecidos’ deve ligar para o telefone 158, ou acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital. E mais, você poderá utilizar os canais de atendimento das instituições financeiras, veja como:

Para o PIS: colaborador de empresa privada

  • App Caixa Trabalhador;
  • Site da Caixa;
  • Pelo número: 0800 726 0207.

Para o Pasep: servidor público

  • Central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
  • Demais cidades: 0800 729 0001;
  • Deficientes auditivos: 0800 729 0088.

Quem não receberá o benefício mesmo tendo trabalhado em 2021?

Então, é importante ficar atento para saber se você tem direito ou não de receber o benefício caso tenha trabalhado em 2021. Confira quem não recebe.

  • Empregado (a) doméstico (a);
  • Trabalhadores urbanos contratados por pessoa física;
  • Trabalhadores rurais contratados por pessoa física;
  • Trabalhadores contratados por pessoa física semelhante a jurídica.
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