O que se sabe sobre a família mantida em cárcere por 17 anos

A denúncia de que um homem mantinha, havia 17 anos, a mulher e os dois filhos em cárcere privado trouxe à tona ainda mais traços de horror do que o que podia ser imaginado pelos vizinhos. A música alta que homem colocava e que lhe rendeu o apelido de DJ não era um gosto, mas uma forma de abafar gritos de socorro das vítimas, que viviam acorrentadas.

CLIQUE AQUI para ver o vídeo.

Abaixo, leia o que se sabe sobre o caso descoberto na rua Leonel Rocha, no bairro da Foice, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Quem vivia na casa?

Viviam na casa o agressor, Luiz Antônio Santos Silva, conhecido como DJ; a mulher dele; e dois filhos, de 19 e 22 anos. As identidades das vítimas não foram divulgadas.

Os filhos têm 19 e 22 anos, mas, segundo vizinhos, aparentam ter cerca de 10 anos por causa da desnutrição.

“Chorei quando eu a vi saindo. Você olhava e dava uns 8 anos para ela”, disse uma vizinha que não quis ser identificada.

Quem é o agressor e como ele foi preso?

homem foi identificado como Luiz Antônio Santos Silva. Policiais militares foram até a casa após uma denúncia anônima. O agressor foi preso por agentes do 27º BPM e vai responder por sequestro ou cárcere privado; vias de fato; maus-tratos e crime de tortura. A 43ª DP vai investigar o caso.

Luiz Antonio Santos Silva foi preso por manter a família em cárcere privado — Foto: Reprodução

Luiz Antonio Santos Silva foi preso por manter a família em cárcere privado — Foto: Reprodução

Segundo os policiais que libertaram as vítimas, a principal preocupação no momento do resgate foi oferecer atendimento médico. “A situação era estarrecedora”, resumiu o policial militar que prestou socorro.

“Os policiais que primeiro chegaram aqui encontraram essas crianças realmente amarradas. Posteriormente, eu cheguei e vi que elas estavam sujas, subnutridas. Então, a preocupação imediata foi de prestar socorro médico. O Samu foi acionado para prestar todo o socorro. Inclusive, elas se encontraram agora sob os cuidados médicos”, disse o PM.

Um dos filhos com os pés amarrados — Foto: Reprodução

Um dos filhos com os pés amarrados — Foto: Reprodução

Por que o homem tinha o apelido de DJ?

O homem era conhecido por DJ na vizinhança por colocar o som muito alto com a intenção de abafar os gritos de socorro das vítimas.

Como as vítimas viviam e como foram encontradas?

A mulher e os dois filhos viviam em condições sub-humanas, amarradas e sem higiene havia 17 anos. Eles foram encontrados acorrentados.

Em depoimento à polícia, a mulher disse que os três sofriam violência física e psicológica de forma permanente e que eles chegavam a ficar três dias sem comer. A mulher disse que tentou se separar do marido várias vezes e que o homem dizia que ela só sairia de lá morta.

Ela também afirmou que Luiz Antonio Santos Silva nunca permitiu que ela trabalhasse nem que os filhos frequentassem a escola.

Para onde as vítimas foram levadas?

Inicialmente, policiais militares removeram as vítimas para o Hospital Rocha Faria para que recebessem os primeiros cuidados.

Há quanto tempo as vítimas viviam nessa situação?

A mulher e os filhos estavam em cárcere privado havia 17 anos.

O que os vizinhos sabiam?

Moradores contaram que, antes da denúncia anônima que levou a polícia até a casa da família nesta quinta-feira (28), outras denúncias já haviam sido feitas ao posto de saúde do bairro e ao Conselho Tutelar — mas nada adiantavam.

Os vizinhos também relataram que Luiz Antonio costumava jogar fora a comida que recebia de doação para que a mulher e seu filhos não comessem.

O vizinho Sebastião Gomes da Silva disse que conseguiu dar uma fruta para um dos filhos no dia em que a família foi resgatada. “A bichinha pegou a banana e comeu com casca e tudo. Ela estava com muita fome.”

Casa onde a família foi encontrada — Foto: Reprodução

Casa onde a família foi encontrada — Foto: Reprodução

Outra foto do interior da casa conde uma mulher e seus dois filhos eram mantidos em cárcere privado — Foto: Reprodução

Outra foto do interior da casa conde uma mulher e seus dois filhos eram mantidos em cárcere privado — Foto: Reprodução

O que autoridades dizem sobre o caso?

O Conselho Tutelar de Guaratiba disse que acompanha o caso há dois anos e que acionou o Ministério Público e polícia, mas nada foi feito até então. O Ministério Público não retornou as solicitações da reportagem até a última atualização deste texto.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost