Ícone do site ContilNet Notícias

Sinal de alerta: Acre está entre os 11 Estados que têm maior risco de queimadas nos próximos dias

Por CAMILA GOMES, DO CONTILNET

Ele foi denunciado em 2021, porém teve sua condenação mantida no valor de R$4.848,00/Foto: Júnior Aguiar/Secom

De acordo com a meteorologista da Climatempo, Maria Clara Sassaki, com a previsão feita nesta segunda-feira (4), o ar seco e as temperaturas elevadas irão prevalecer. O Acre está dentro dos 11 estados que terão o aumento de risco e queimadas nos próximos dias.

Além dos Estados da região Norte, os Estados da região Centro-Oeste e o Distrito Federal também estão com maior propensão a focos de queimadas. Já as chuvas continuam como nas últimas semanas, na faixa do extremo norte do Brasil e na faixa litorânea do Nordeste.

Riscos para a saúde

Em tempos de queimadas e ar seco, a imunidade cai e todo o sistema respiratório fica cada vez mais comprometido. Em tempos de covid-19, o risco é muito maior para pessoas que possuem problemas respiratórios.

A fumaça de queimadas urbanas e florestais é capaz de provocar vários sintomas como, tosse seca, falta de ar, dor de cabeça, dificuldade para respirar, rouquidão e lacrimejamento nos olhos.

De acordo com a médica pneumologista, Renata Arbex, em entrevista para o site “A Cidade On”, existem algumas soluções viáveis para tentar diminuir o problema.

“Toalhas, panos e lençóis nas janelas, podem aliviar um pouco, porém não inibem o problema. A medida mais viável é a conscientização das pessoas em não provocarem mais focos de incendios”, explica.

A infectologista também reforça que é importante que a umidade do ar esteja acima dos 70%. Bacia com água, panos molhados espalhados pela casa e até mesmo um umidificador pode auxiliar bastante neste período.

Sair da versão mobile