Um vídeo divulgado no Instagram causou revolta nos internautas. Nele, um torcedor do Flamengo aparece maltratando um galo.
Nele, o rapaz aparece segurando um galo e, gritando vários xingamentos, bate seguidas vezes no animal e chega a segurá-lo pelo pescoço e levar próximo à boca, como se fosse mordê-lo.
O motivo é que o galo é o mascote do Atlético Mineiro, que foi derrotado pelo time do rapaz, identificado como Júlio Fernandes.
O caso foi denunciado pela Organização Não Governamental Patinha Carente, no dia seguinte ao jogo, o rapaz gravou um outro vídeo onde mostra o galo andando em um quintal. “Todos os meus animais são tratados com amor e carinho, tá?”, diz.
Mesmo com a “prova”, a ONG afirma que vai denunciar o caso ao Ministério Público do Acre.
“Reiteramos aqui que essa conduta configura em maus-tratos, lei 9.605, art. 32, e que será encaminhado ao MP o vídeo como denúncia”.
Assista:
No Brasil, maltratar animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos, é crime passível de detenção e multa, de acordo com a Lei federal nº 9605/98. A pena varia de 2 a 5 anos de prisão.
Existem várias condutas que podem caracterizar os crimes, tais como o abandono, ferir, mutilar, envenenar, manter em locais pequenos sem possibilidade de circulação e sem higiene, não abrigar do sol, chuva ou frio, não alimentar, não dar água, negar assistência veterinária se preciso, dentre outros
Denuncias podem ser feitas diretamente para a Polícia Militar (190) ou para o IBAMA- 0800 61 8080.