Ícone do site ContilNet Notícias

Cardume de peixes com extensão de 10 km se amontoa em corredeiras de rio

Por G1

Policias Militares Ambientais de Aquidauana e de Campo Grande, monitoram cardumes de peixes no rio Camisão — Foto: Reprodução PMA

CLIQUE AQUI para ver o vídeo.

Um cardume de peixes de 10 quilômetros de extensão está amontoado em pontos de corredeiras no rio Camisão em Aquidauana (MS) – a 140km de Campo Grande. Policias Militares Ambientais (PMA) estão fiscalizando o local para impedir que pescadores e turistas se aproveitem do momento e realizem a prática de captura em massa. (Veja vídeo acima)

A PMA explica que com o aumento do nível dos rios, os peixes começam a subir corredeiras, no entanto, em alguns trechos eles acabam ficando “presos” por falta de água necessária para eles transpor corredeiras.

Assim, aos poucos, vão se criando acúmulos de peixes em pequenos espaços, como é possível ver no vídeo acima, gravado por uma pessoa que passava por um desses locais.

De acordo com o comandante da PMA de Aquidauana, Anderson Abrão, no cardume é possível identificar espécies de peixes, como curimba, cachara e pintado.

Segundo ele, equipes fiscalizam a movimentação do cardume para impedir que pescadores e turistas se aproveitem do momento e realizem a prática de captura em massa.

“Esses cardumes percorrem grandes distâncias, com 10 quilômetros de extensão somente de peixes, entre curimba, cachara, pintado. Existem muitos pontos críticos de pesca predatória, e por isso há necessidade do monitoramento, que foca na preservação, para que não fiquem vulneráveis”, esclareceu o comandante.

Sair da versão mobile