ContilNet Notícias

Concurso Senado: diretora-geral já pode aprovar regras do edital

Por FOLHA DIRIGIDA

Reprodução

O Senado Federal está prestes a abrir um novo concurso público. A diretora-geral da Casa, Ilana Trombka, foi designada nesta terça-feira, 9, para aprovar as regras da seleção e homologar a classificação dos candidatos.

O documento que confirma isso foi publicado no Diário Oficial da União. A partir dessa atribuição, a comissão responsável pelos preparativos do concurso deve entregar o edital e demais documentos para validação da diretora-geral.

Em caso de aval, o edital já poderá ser divulgado. A expectativa é que isso ocorra nos próximos dias.

Reprodução Diário Oficial da União 09/08/2022

A Fundação Getulio Vargas (FGV) foi contratada como banca organizadora da seleção. Ela será responsável por receber as inscrições do concurso em seu site, além de viabilizar e aplicar as etapas, como as provas objetivas.

Segundo o Senado, outras duas bancas estavam na disputa para organizar o concurso: Cebraspe e Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Uma comissão analisou os documentos entregues pelas instituições e escolheu a proposta da Fundação Getulio Vargas.

O concurso Senado foi autorizado em abril deste ano para preencher até 1.002 vagas para carreiras de nível superior. O quantitativo é apresentado no projeto básico da seleção, ao qual Folha Dirigida teve acesso.

O projeto básico funciona como um espelho para o edital e traz informações sobre cargos, requisitos, salários, estrutura de provas e conteúdo programático.

De acordo com o documento, serão abertas 19 vagas para contratação imediata e 983 para formação de cadastro de reserva. Na tabela abaixo, veja a distribuição das oportunidades por cargo:

Cargo Vagas imediatas Cadastro de reserva Total de vagas
Técnico Legislativo (policial legislativo) 6 174 180
Analista Legislativo 10 690 700
Consultor Legislativo 2 100 102
Advogado 1 19 20
TOTAL 19 983 1.002

Os classificados no cadastro de reserva poderão ser chamados para posse durante o prazo de validade do concurso (estimado em dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período). Haverá reserva de vagas para negros e pessoas com deficiência.

Concurso Senado oferece iniciais de até R$34 mil

O concurso para ingresso no Senado Federal oferece salários iniciais de até R$34 mil. A seguir, confira os detalhes sobre os cargos, requisitos e remunerações:

Técnico legislativo – policial legislativo

Analista legislativo

Consultor Legislativo

Advogado

Estrutura de provas do concurso Senado está definida

Conforme o projeto básico, as etapas do concurso serão distintas a depender do cargo:

► Técnico Legislativo (policial legislativo): Provas objetivas; provas discursivas; exame de sanidade física e mental; teste de aptidão física; exame psicotécnico; sindicância de vida pregressa e investigação social.

► Analista Legislativo: Provas objetivas; provas discursivas; prova prática (especialidade de Registro e Redação Parlamentar);

► Consultor Legislativo: Provas objetivas; provas discursivas; prova de títulos.

► Advogado: Provas objetivas; provas discursivas; prova de títulos.

Os exames serão aplicados nas capitais dos estados brasileiros e no Distrito Federal.

As provas objetivas para técnico legislativo e analista legislativo, por exemplo, serão compostas por 80 questões, sendo 40 de Conhecimentos Gerais e 40 de Conhecimentos Específicos.

Já para consultor legislativo e advogado serão cobradas 160 questões, das quais 80 de Conhecimentos Gerais e 80 de Conhecimentos Específicos. Veja os conteúdos que serão cobrados para cada cargo:

Técnico legislativo (policial legislativo): 

Conhecimentos Gerais:

Conhecimentos Específicos

Analista Legislativo

Conhecimentos Gerais:

Conhecimentos Específicos

Consultor Legislativo 

Conhecimentos Gerais:

Conhecimentos Específicos

Advogado

Conhecimentos Gerais:

Conhecimentos Específicos

Sair da versão mobile