Corpo de Bombeiros terá concurso com 800 vagas de nível médio. Veja como se preparar

O governo estadual do Rio autorizou a realização de um concurso público para o Corpo de Bombeiros, para o preenchimento de 800 vagas. Serão 670 para soldados em diversas áreas de atuação e 130 para sargentos músicos. Ambos os cargos exigem ensino médio completo.

Já se sabe que a banca organizadora da seleção será o Instituto Universal de Desenvolvimento Social (Iuds). O exame aplicado sera composto por provas objetivas com 60 questões: 15 de Língua Portuguesa, 15 de Raciocínio Lógico e 30 de Conhecimentos Específicos. As datas de publicação do edital e da abertura de inscrições serão confirmadas em breve. Mas já é possível estudar

— É necessário começar a se preparar. A Iuds é uma banca nova, que traz um nível baixo de complexidade para as questões, e que não tem tantas provas ainda. Mas o último edital de concurso do Corpo de Bombeiros, publicado no ano passado, pode servir de base para o estudo, pois as matérias serão as mesmas — indica o professor Thiago Nicol, da Central de Concursos.

No ano passado, o Corpo de Bombeiros realizou um concurso para três mil vagas temporárias para soldados e para a área de Saúde.

Desta vez, as vagas de soldado são para: pedreiro (14), eletricista predial (6), eletricista eletrotécnico (8), bombeiro hidráulico (6), carpinteiro (6), pintor (12), condutor de viatura CNH D (130), condutor de viatura CNH E (100), mecânico de motor à diesel (36), mecânico de motor à gasolina (20), mecânico de motor à 2 tempos (14), mecânico refrigeração automotiva (8), mecânico eletricista automotivo (12), mecânico eletromecânico (12), lanterneiro (16), lanterneiro pintor de automóveis (16), serralheiro (16), e borracheiro (12).

As vagas de sargento músico são para: clarinetista (22), flautista (6), flautinista (2), saxofonista (6), fagotista (2), oboista (3), trompetista (8), trombonista (9), bombardinos (4), tubista (6), trompista (8), contrabaixista (6), percussionista (9), pianista (1), violinista (22), violista (8), violoncelista (8), técnico em telefonia (10), técnico em radiofonia (10), eletrotécnico em comunicações (6), corneteiro (50), e mestre de lancha (150).

O que deve cair nas provas

Na prova de Língua Portuguesa, segundo o professor Diones Martins, do colégio e curso ZeroHum, deve haver cobranças de interpretação e Gramática.

— Além da interpretação de texto pura, (a prova) pode cobrar gêneros textuais, conceito de denotação e conotação, valor semântico de conjunções e significação das palavras. E ainda há cobrança gramatical, principalmente de conteúdos que interferem na fala e/ou na escrítica, como pontuação, colocação pronominal, acentuação gráfica, ortografia, crase, regência, concordância e conjungação verbal.

Diones explica que as questões não são difíceis, mas a extensão de conteúdo a estudar pode dificultar a vida dos candidatos.

Para a prova de Raciocínio Lógico, o professor Thiago Nicol faz um alerta:

— Enquanto não sair o edital, sugiro se preparar também para Matemática. Pois no concurso de 2015, a matéria também era chamada Raciocínio Lógico, e o Instituto Acesso trouxe questões de Matemática básica.

Ele aponta que são assuntos queridinhos da banca Iuds: porcentagem, Regra de 3, MMC, MDC, noção de capacidade e volume, como de cubo e paralelepípedo.

PUBLICIDADE