Ainda que seguindo os cuidados recomendados para lidar com a economia atual, o governo segue tomando medidas para tentar fazer o dinheiro chegar aos trabalhadores, aumentando o poder de compra de todos. Uma dessas medidas foi a liberação do chamado saque extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Estamos falando de algo parecido com o que já tinha sido liberado para auxiliar no combate à Covid-19 no ano de 2020, porém com a diferença de que o valor para saque no ano de 2022 está sendo maior, podendo chegar a mil reais, mas isso apenas caso a pessoa tenha esse valor disponível em sua conta do fundo.
E embora isso já tenha acontecido durante os meses de abril e junho, quem demorou para fazer o resgate pode correr atrás do prejuízo, mas o tempo está correndo! Muitas pessoas acham que a data final já passou, mas ainda é possível solicitar o dinheiro até o dia 15 de dezembro usando o aplicativo do FGTS.
Mas agora, em vez de ter acesso imediato ao dinheiro, a pessoa terá que esperar 15 dias úteis desde o momento que fez a solicitação para que o valor vá direto para a poupança digital do Caixa Tem.
Vale lembrar que dá para fazer muito com essa carteira digital. Você pode, por exemplo, pagar contas, gerar e quitar boletos, fazer compras online usando um cartão de débito virtual, enviar dinheiro com PIX e até recarregar o celular.
E se ficou curioso em como fazer a consulta para descobrir se tem ou não direito ao dinheiro, basta entrar no site do fundo ou então usar o aplicativo que é válido para Android e iOS.
Confira esse passo a passo:
- Baixe o aplicativo do FGTS ou então o atualize, caso já o tenha;
- Informe o seu CPF e depois confirme que não é um robô;
- Informe a sua senha e continue;
- Depois disso tudo, aparecerá uma mensagem com as informações sobre o saque extraordinário. Você deve clicar em “Entendi”;
- Na tela inicial, siga para “Saque Extraordinário”. Em seguida, irá aparecer o quanto você pode sacar;
- Clique então para ver as suas contas liberadas para saber de onde esse dinheiro virá;
- Para liberar o valor, basta clicar em “Solicitar saque”.
Vale lembrar que nenhum trabalhador é obrigado a fazer o saque. Caso a pessoa não queira, ela pode informar isso usando o aplicativo do FGTS ou mesmo indo a uma agência da Caixa.
Ainda que o dinheiro esteja na poupança digital, o profissional pode desfazer esse crédito automático, mas isso deve ser iniciado até 10 de novembro.