O Programa Acelera Rio Branco, criado recentemente pela prefeitura da capital acreana, através da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), tem como objetivo recuperar pelo menos 60 passarelas, espalhadas por diversos bairros da cidade.
As obras são executadas com recursos próprios da prefeitura, e prevê um investimento de R$ 300 mil. Se a prefeitura fosse contratar empresas particulares, esse montante chegaria na casa dos R$ 2,5 milhões. Uma economia superior a 2 milhões de reais.
Na manhã desta quinta-feira (11), o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, visitou algumas passarelas nos bairros Recanto dos Buritis e Boa União.
No Igarapé do Almoço, no Recanto dos Buritis, o gestor ressaltou sobre a importância desse programa para as comunidades.
“A situação que estava não estava bom pra os moradores, o povo estava passando em cima de uma ‘pinguelinha’, apenas uma ponte abandonada há mais de cinco anos”.
Joabe Lira, secretário municipal de Cuidados com a Cidade, informou que as obras no bairro têm data para ser entregues à população.
“O prefeito deu ordem de trinta dias, depois mais trinta, até contemplar todos os bairros de Rio Branco. Até quarta-feira estaremos entregando esta obra para eles”, garantiu.
Francisco Coelho, vice-presidente do bairro, frisou que todos os moradores estão muito satisfeitos.
“Temos três passarelas e um trapiche que corta até o Santa Inês. Nós agradecemos a vinda do prefeito aqui, pois ele tem muitas demandas para resolver e veio aqui no nosso bairro, para resolver situação das passarelas”.
Os moradores solicitaram, também, melhorias na Travessa da alegria e do beco que dá acesso ao Igarapé do Almoço, o que foi de pronto atendido pelo prefeito, como explica o presidente da EMURB, José Assis.
José Assis Benvindo, diretor-presidente da EMURB, enalteceu que o prefeito os levou até o local para acompanharem o andamento.
“Ele está indo nas comunidades, verificando as necessidades de cada comunidade, e essa comunidade aqui, solicitou essa rua que é a travessa da alegria”, relatou.