Qual a cor da Lua? Ao contrário do que nossos olhos enxergam, a Lua não é branca ou amarela, mas possui uma ampla gama de cores em tons cinza, branco, azul e marrom. Esses detalhes foram revelados por dois astrofotógrafos, que capturaram mais de 200 mil imagens e trouxeram em detalhes as cores e as crateras do satélite natural da Terra.
A imagem mais impressionante que já vimos da Lua foi formada por Andrew McCarthy, um astrofotógrafo conhecido por suas fotos espetaculares do cosmos, e Connor Matherne, um cientista planetário e astrofotógrafo amador.
Os dois se conectaram primeiro no Reddit e depois no Instagram. Após conversas sobre os pontos fortes de cada um, eles decidiram se unir para tirar uma foto da Lua.
“Quando ele e eu juntamos nossas cabeças, conseguimos fazer algo um pouco fora da marca para nós dois, o que é legal. A coisa toda é montada como um mosaico, e cada ladrilho é composto de milhares de fotos”, disse McCarthy à NPR.
Homenagem à Missão Artemis
No Instagram, Andrew McCarthy afirmou que a imagem é uma homenagem à missão Artemis 1, programada para a próxima segunda-feira (29). A Nasa pretende que a missão consiga estabelecer uma presença humana sustentável na Lua até o fim dessa década.
Segundo McCarthy, o projeto em parceria com Connor Matherne foi nomeado de “The Hunt for Artemis” [“Caçada à Artemis”, em tradução livre], uma homenagem colaborativa à missão Artemis 1, que deve acontecer no dia 29 de agosto.
“Em 9 dias, um foguete lunar com classificação humana será lançado de Cabo Canaveral, na Flórida, demonstrando nossa capacidade para missões lunares tripuladas pela primeira vez em 50 anos”, publicou no Instagram.
Como a foto foi feita?
A imagem foi capturada em apenas uma noite. Para conseguir chegar à perfeição os dois astrofotógrafos captaram milhares de imagens. McCarthy tirou mais de 200 mil fotos detalhadas da lua do Arizona, enquanto Matherne tirou outras 500 imagens a partir de Louisiana.
Enquanto Andrew focou nos detalhes, Matherne se concentrou nas cores do satélite natural. Após obterem as imagens, os dois trabalharam pelo menos dois anos para obter a cor real da Lua e demonstrar as crateras com precisão.
De acordo com o site Gizmodo, a impressionante imagem tem um total de 174 megapixels. McCarthy e Matherne explicaram à publicação que não usaram equipamentos ultraespecializados para tirar as fotos – apenas câmeras convencionais e um rastreador de posição astronômico para mover a câmera.