Ícone do site ContilNet Notícias

Ação judicial pede convocação de aprovados no concurso dos Bombeiros AC

Por KATIÚSCIA MIRANDA, DO CONTILNET

Foto: Reprodução/CBMAC

Com a necessidade de recompor o quadro de militares para fazer frente aos problemas ambientais enfrentados pelo estado, o Ministério Público do Acre (MPAC), por meio da Promotoria Especializada de Defesa do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Baixo Acre, ajuizou uma ação civil pública, com pedido de tutela antecipada, para que o Governo do Estado promova a contratação de candidatos aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC).

No documento, o promotor de Justiça Luis Henrique Rolim considera impactos causados pelo aumento das queimadas urbanas e florestais, o que é agravado pela defasagem do Corpo de Bombeiros, que conta atualmente com um quadro insuficiente para atender as demandas que crescem exponencialmente.

Ocorre que a homologação do certame para a convocação dos aprovados no concurso aconteceu em junho deste ano, com curso de formação previsto para iniciar em 8 de agosto. No entanto, o Estado alega conflito com a Lei de Responsabilidade Fiscal e legislação eleitoral para não realizar a contratação.

De acordo com o promotor, a pretensão de obter a contratação de novos soldados combatentes, ainda este ano, não afronta a Lei de Responsabilidade Fiscal e a legislação eleitoral, entre outros motivos, porque o acentuado déficit de efetivo do Corpo de Bombeiros do Acre compromete o direito fundamental a saúde e ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, que devem guiar a interpretação e aplicação das normas eleitorais e financeiras.

O Ministério Público destaca, ainda, que o quadro defasado de bombeiros contribui para o aumento dos danos e da impunidade na esfera ambiental, cabendo ao Judiciário reconhecer que não há como postergar a nomeação dos aprovados no concurso, visto que há uma deficiência do estado em ofertar políticas públicas condizentes com o desafio de reduzir os impactos ambientais.

 

Sair da versão mobile