Ícone do site ContilNet Notícias

Artista acreano está na lista dos indicados ao Grammy Latino de 2022

Por TIÃO MAIA, PARA CONTILNET

Joao Donato às margens do rio Acre, no Calçadão da Gameleira, numa de suas visitas à terra natal. Foto: cedida

O acreano João Donato, ícone da Música Popular Brasileira (MPB) e da Bossa Nova, é um dos artistas brasileiros indicados à 23ª edição do Grammy Latino, que acontece no próximo dia 17 de novembro, em Las Vegas (EUA). O Grammy é a maior promoção latina do mundo, com 53 categorias.

Foram incluídos na lista trabalhos lançados de 1° de junho de 2021 a 31 de maio de 2022. Além de Donato, em relação aos artistas brasileiros, a lista inclui Caetano Veloso, Marisa Monte, Ney Matogrosso, Erasmo Carlos, Alceu Valença, Hamilton de Holanda e Jards Macalé. Martinho da Vila, Mateus Aleluia, Juçara Marçal, Iara Rennó e Gilsons estão entre os nomeados.

A funqueira Anitta foi indicada nas categorias “Gravação do Ano” e “Melhor Interpretação do Reggatyeon” pela música “Envolver”. Em 2016 e 2020, a brasileira foi indicada em cinco categorias. Em 2021, ficou ausente.

Quanto a João Donato, em 2010, ele ganhou o prémio latino com o álbum “Sambolero”, durante 11º Grammy Latino, realizado em Las Vegas.

Ao subir ao palco para receber o prêmio, o artista acreano, nascido em Rio Branco em 1934, emocionou-se, mal conseguiu falar, relatou o Portal Terra. Mas, quando recuperou-se, agradeceu à academia e no discurso não esqueceu a terra natal. “Sou muito grato a academia pela lembrança, e ao Acre, que é meu povo”, disse na época.

Sair da versão mobile