O candidato a Deputado Federal Roberto Duarte (Republicanos), apresentou em suas propostas de campanha, a luta para que jovens a partir dos 16 anos tenham o direito de tirar a carteira de habilitação (CNH). Para o candidato, se esses jovens podem votar, também podem dirigir.
O Projeto de Lei (PL) que visa à permissão de CNH aos 16 anos já está em discussão em Brasília. Mas, os deputados federais e senadores precisam analisar e votar o PL e alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Assim, em Brasília como deputado federal, Roberto Duarte poderá atuar e defender essa pauta.
Para Roberto Duarte, os jovens precisam ter esse direito, principalmente porque possibilita mais oportunidades e empregos.
“Desde a constituição, que instituiu a possibilidade de os maiores de dezesseis anos votarem, os jovens estão cada vez mais presentes na vida pública e mais conscientes dos seus direitos e deveres na sociedade, gerando um senso de responsabilidade. Se esses jovens podem votar, também podem dirigir. Agora, se Deus quiser, e se o povo do Acre me permitir, vamos lutar em Brasília por mais essa conquista aos jovens acreanos e de todo Brasil.”, disse Roberto Duarte.