Enfim, a causa da morte de Elizabeth II foi revelada. Monarca mais longeva do Reino Unido, a rainha morreu por causas naturais, de acordo com atestado de óbito divulgado nesta quinta-feira (29/9).
O documento foi emitido pelo Registro Geral da Escócia. A soberana faleceu no último dia 8, aos 96 anos, no Palácio da Balmoral, na Escócia, reduto de férias preferido da majestade.
Segundo o atestado, a rainha morreu às 15h10 no horário local, 11h10 no horário de Brasília. O anúncio do falecimento só foi divulgado pelo Palácio de Buckingham três horas depois. Ainda de acordo com o Registro Geral da Escócia, a filha da monarca, a princesa Anne, foi quem registrou o óbito.
A morte da rainha comoveu o mundo. Elizabeth completou 96 anos em abril. Ela esteve à frente do trono britânico por 70 anos. Do casamento com o príncipe Philip ao longo de mais de sete décadas, a majestade teve quatro filhos, oito netos e 12 bisnetos. No último ano, a monarca foi hospitalizada e enfrentou problemas de saúde, entre eles, dores nas costas, que dificultavam sua mobilidade.
O funeral da soberana durou 10 dias e foi permeado por homenagens, de fãs e familiares. O período de luto no Reino Unido acaba de encerrar.
Quem assumiu o trono britânico foi o rei Charles III, primogênito da monarca.
Com a morte de Elizabeth e a ascensão de Charles ao trono, confira como fica a linha sucessória:
O duque de Cambridge – Príncipe William
Príncipe George de Cambridge
Princesa Charlotte de Cambridge
Príncipe Luís de Cambridge
O duque de Sussex – Príncipe Harry
Mestre Archie Mountbatten-Windsor
Lilibet Diana Mountbatten-Windsor
O duque de York – Príncipe Andrew
Princesa Beatrice de York
Sienna Mapelli Mozzi (filha de Beatrice)
Princesa Eugenie de York
August Brooksbank (filho de Eugenie)
O conde de Wessex – Príncipe Edward
James, Visconde Severn
Lady Louise Mountbatten-Windsor
A princesa Real – Princesa Anne
Peter Phillips
Savannah Phillips
Ilha Phillips
Zara Tindall