O Programa Cidades Empreendedoras objetiva tornar a gestão municipal cada vez mais eficiente em todas as esferas. Promovido pela prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria municipal de Planejamento (Seplan) e parceiros o segundo módulo do programa teve início na última quinta-feira (22), com o tema:
“O desafio da nova Lei de Licitações”, buscando esclarecer dúvidas e preparar funcionários para as novas legislações.
Tadeu Augusto Menezes, assessor técnico da Seplan, explica que o público alvo das atividades são os funcionários da prefeitura.
“Esse treinamento é para os nossos funcionários que já trabalham com a licitação, para compreender a nova lei de licitação que entrará em vigor em abril de 2023.”
Durante o encontro, foi discutido o acompanhamento para a adequação dos processos licitatórios públicos, assim como, roda de conversas com Ministério Público, Tribunal de Contas e governo do Estado.
Segundo Luís Zenin, palestrante especialista em compras governamentais do Sebrae, a nova lei de licitações trará mudanças significativas.
“Nós falamos na quinta-feira quais são os problemas que precisam ser e uma estratégia de transição. Hoje nós estamos entrando um pouco mais, quais são as ferramentas de compras, o programa de compras estratégicas e as soluções que o município pode fazer”, explica.
O prefeito, Tião Bocalom, esteve no terceiro dia de treinamento e falou sobre a importância de fazer boas escolhas na hora da compra: “Não pode comprar sempre o mais barato, o mais barato muitas vezes acaba saindo mais caro, e isso é fundamental nesse trabalho que está sendo feito.
O professor veio, está orientando a nossa equipe. Eu estou muito feliz, porque a nossa equipe vai estar cada vez mais preparada para oferecer o melhor para a nossa população. Nós queremos qualidade no serviço, quem ganha é a população.”