A capital do Acre, Rio Branco, está entre as cinco capitais que devem receber internet 5G no dia 6 de outubro, concluindo a etapa inicial da implantação da tecnologia no país. As capitais Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco devem se juntar às outras 22 capitais que já receberam a conexão nos últimos meses.
Segundo Moisés Moreira, conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a previsão é que a liberação seja feita nessa data. A ativação das antenas pelas operadoras, contudo, só ocorre com a aprovação da agência. A meta definida pela Anatel para as operadoras é de uma antena de 5G a cada cem mil habitantes.
O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi), presidido por Moreira, deve se reunir no dia 4 de outubro para formalizar a liberação da conexão nas cinco capitais.
O cronograma tinha como prazo até o final de setembro para que todas as capitais tivessem antenas de 5G, mas ocorreu um atraso devido à falta de equipamentos vindos da China. Com o atraso, o novo prazo termina em 28 de outubro.
Veja a lista das capitais com o 5G:
- Aracaju
- Brasília
- Belo Horizonte
- Boa Vista
- Campo Grande
- Cuiabá
- Curitiba
- Fortaleza
- Florianópolis
- Goiânia
- João Pessoa
- Maceió
- Natal
- Palmas
- Porto Alegre
- Recife
- Rio de Janeiro
- Salvador
- São Luís
- São Paulo
- Teresina
- Vitória