CLIQUE AQUI para ver o vídeo.
Um filhote de jiboia foi capturado, nessa terça-feira (20), em uma casa em Campo Grande. A serpente estava no quintal da residência e foi encaminhada para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras). Veja o vídeo acima.
Uma equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA) compareceu à casa. Com o auxílio de um gancho e um cambão, o réptil foi capturado. Como estava sem ferimentos aparentes, o animal foi encaminhado para o Cras para acompanhamento médico veterinário.
No local, será avaliado se a cobra tem condições para ser solta novamente no habitat natural.
Jiboia
Conforme a PMA, a jiboia é uma espécie pacífica e não peçonhenta. Dificilmente passa de três metros de comprimento e se alimenta principalmente de aves, mamíferos pequenos e lagartos grandes.
A polícia explica que ela engole a presa pela cabeça e vive nas florestas densas da América do Sul. Costuma passar a maior parte do tempo em árvores.
Orientações
A PMA orienta que ao avistar uma cobra ou qualquer outro animal peçonhento ou silvestre, a pessoa mantenha sempre uma distância de segurança entre ela e o animal.
Além disso, jamais tente capturar o animal, pois poderá deixar ele estressado, o que aumenta as chances de um ataque. A recomendação é acionar o 193 e manter o local o mais seguro possível.