Como Archie, de 3 anos, e Lilibet, 1 aninho, não podem ostentar o termo Sua Alteza Real, consequentemente perdem uma série de privilégios. Os três outros netos de Charles, como os príncipes George, Charlotte e Louis, dispõem das regalias. Entretanto, os filhos de Harry e Meghan não vão usufruir das vantagens porque os pais renunciaram aos deveres no alto escalão real em março de 2020. Eles deixam de ganhar salários como membros ativos da realeza.
Outra desvantagem decorrente de não poder utilizar Sua Alteza Real está relacionada à perda de segurança e proteção fornecida pelo governo do Reino Unido. O quesito sempre foi uma das preocupações da mãe de Archie e Lilibet. No ano passado, Meghan concedeu entrevista à apresentadora Oprah Winfrey e, na ocasião, a duquesa de Sussex compartilhou sua aflição ao saber que o primogênito não receberia a salvaguarda.
“Não sabíamos que era um menino, e eles disseram que não queriam que ele fosse um príncipe, que ele não receberia segurança. Isso foi no fim da gravidez. Ele não seria um príncipe ou princesa, isso afetaria a segurança dele. Se soubéssemos, a gente teria criado toda uma proteção em volta dele”, explicou Meghan no bate-papo. Sem o status de Sua Alteza Real, as pessoas não devem se curvar ou abaixar a cabeça ao encontrar com Archie e Lilibet.
Embora não possam desfilar como altezas reais, os herdeiros de Harry continuam a dispor da denominação de príncipe e princesa. Quando adultos, eles escolherão sobre usar ou não a nobre nomeação. Como houve mudanças na linha sucessória ao trono britânico, Archie passou a ocupar a sexta posição na listagem, enquanto Lilibet está no sétimo lugar. Eles se encontram atrás do tio paterno, o príncipe William; e dos três primos, George, Charlotte e Louis, de 9, 7 e 4 anos, respectivamente.