O iOS 16 chegou no último dia 12 e já está dando dor de cabeça em um dos pontos fracos tradicionais dos iPhones: a bateria. Usuários nas redes sociais estão reclamando que o novo sistema operacional está esgotando mais rápido com a energia dos aparelhos.
O problema é que a culpa pode não ser exclusivamente do iOS 16 – e sim algo observável em qualquer atualização.
Em casos de updates muito recentes, por exemplo, é natural que o gasto energético seja mais intenso, porque o iPhone precisa alterar pequenas indexações do próprio telefone. Isso tudo é feito em segundo plano, mas, quanto mais tempo a pessoa usar, mais isso pode acelerar a descarga. Por isso, após qualquer atualização, o melhor a se fazer assim é deixar o smartphone de lado por algum tempo.
Outro quesito que causa transtornos é o download de todas as fotos e vídeos. Quanto mais conteúdo o usuário tiver na iCloud, mais tempo irá demorar até que tudo seja armazenado no novo sistema. Novamente, isso consome energia. Sempre que possível, tente excluir imagens desnecessárias para facilitar o processo.
Mas, claro, estes podem não ser os únicos agravantes. Por isso, Tilt traz algumas dicas para evitar que a bateria acabe rapidinho:
1) Mantenha os apps atualizados
Pode não parecer, mas uma das coisas que mais complicam a bateria de qualquer telefone é não manter os aplicativos 100% atualizados. Quanto mais “velho” eles estiverem, maior será a demora e o esforço para o sistema operacional reconhecer comandos. Esse trabalho extra vai afetar o fôlego da bateria.
Por isso, é importante manter os apps em dia. Abrindo a App Store e tocando no seu perfil, há uma seção de Atualizações, em que é possível marcar para atualizar os que você usa com mais frequência sempre que houver alguma novidade disponível. É importante deixar isso ativado.
2) Cheque a integridade da bateria
Essa é uma forma mais completa de entender o porquê do iPhone estar descarregando mais rápido que o normal. Abra em “Configurações”, depois “Bateria” e “Saúde da Bateria”. Se a saúde estiver baixa, talvez seja necessário planejar a troca do smartphone, já que a tendência é piorar.
3) Acione o modo Pouca Energia
Todo mundo só lembra dele na hora do aperto, mas vale utilizá-lo em qualquer situação de pouco uso. Novamente, na área de “Configurações” e depois “Bateria”, essa funcionalidade está logo abaixo de “Nível de Bateria”. Ela reduz várias atividades em segundo plano, prolongando um pouco mais a vida do aparelho.
4) Reinicie o iPhone
Mais uma dica que parece um tanto quanto simples, mas é muito ignorada. Reiniciar acaba resolvendo muitos problemas que perduram em relação à bateria. Com isso, o telefone pode dar um update necessário em alguns recursos que tenham ficado sem a atualização completa por causa de algum bug.