Jogadora de rugby chama rainha Elizabeth de “cadela burra” e é suspensa

Caitlin Moran foi suspensa pela liga nacional de rugby da Austrália (NRL) por uma ofensa à Rainha Elizabeth II. Em suas redes sociais, a jogadora comemorou a morte da monarca e a chamou de “cadela burra”. A postagem foi rapidamente deletada. Ainda assim, Moran se tornou a primeira jogadora punida pela NRL por uma questão fora de campo.

A rainha Elizabeth II faleceu na última quinta-feira aos 96 anos, encerrando o mais longo reinado da história britânica, com 70 anos à frente do Reino Unido. Na sexta-feira, Moran fez a postagem ofensiva celebrando a morte da monarca. Apesar de ser um país independente, a Austrália faz parte da Comunidade Britânica.

– Hoje é um p*** bom dia, tio Luke (Luke Coombs, cantor americano de country) anuncia sua turnê e essa cadela burra morre. P*** sexta-feira feliz – postou a jogadora.

Caitlin Moran ainda defendeu o Newcastle Knights na derrota diante do Sydney Roosters no fim de semana, mas deve ser suspensa da próxima partida da NRL, na terça-feira. A jogadora também vai precisar fazer um curso sobre o uso apropriado das redes sociais.

– A liga de rugby é um jogo inclusivo e tem um relacionamento forte e orgulhoso com muitas comunidades. Independentemente de quaisquer opiniões pessoais, todos os jogadores e oficiais devem aderir aos padrões profissionais esperados deles e, nesta ocasião, os comentários públicos feitos pela jogadora causaram danos ao jogo – afirmou em nota a NRL.

Moran, por outro lado, recebeu apoio do técnico do Newcastle, Ronald Griffiths.

– A relação entre os povos indígenas e a monarquia é complicada. Se Caitlin fez algo, será investigado pela Unidade de Integridade e trabalharemos no processo.

PUBLICIDADE