ContilNet Notícias

Segunda via do Título de Eleitor pode ser retirada até quinta; confira

Por METRÓPOLES

O prazo para regularizar as pendências é até 8 de maio/ Reprodução TSE

É verdadeiro que é possível retirar a segunda via do Título de Eleitor no Distrito Federal até esta quinta-feira (22). A afirmação foi feita por uma candidata à Câmara dos Deputados pelo Republicanos-DF. No Twitter, onde tem mais de 26,2 mil seguidores, ela afirma que é possível imprimir o título diretamente no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“É possível imprimir o título diretamente na ferramenta ‘Autoatendimento do Eleitor’, no site do TSE, no campo ‘Imprimir o título eleitoral’”, disse. A publicação foi feita em 20 de setembro, a menos de duas semanas para o primeiro turno das eleições deste ano.

Ela ainda anexa uma imagem com a informação de que a segunda via do documento pode ser retirada até esta quinta-feira (22/9).

Veja:

Como verificamos

V ou F buscou no site do TSE a ferramenta citada pela candidata. Na aba de autoatendimento ao eleitor, há a opção de imprimir o título.

Segundo o Tribunal, para a emissão da segunda via, o eleitor deve estar quite com a Justiça Eleitoral, sem débitos pendentes, como multas por ausência às urnas, aos trabalhos eleitorais ou multas por violação do Código Eleitoral.

Em relação ao prazo para emissão da segunda via, o V ou F buscou a informação junto ao Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF). No site da Corte, há a confirmação de que a 2ª via do Titulo de Eleitor pode ser requerida até quinta (22).

Considerando a confirmação de todas as informações divulgadas no post, é verdadeira a afirmação de que é possível retirar a segunda via do Título de Eleitor.

Por que checamos?

V ou F é um programa de checagem do Metrópoles em parceria com o Google e com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) que visa verificar publicações com potencial de viralização e que tenham relação com as eleições de 2022 no Distrito Federal.

Para verificar os conteúdos, a equipe consulta especialistas, fontes oficiais sobre o assunto, documentos e dados públicos. A intenção é encontrar informações que confirmem ou não a informação que está sendo compartilhada.

Quando o assunto é desinformação e fake news, as postagens podem ser, além de verdadeiras ou falsas, enganosas ou sátiras. As sátiras não têm a intenção de causar mal, mas têm grande potencial para enganar.

Já as publicações enganosas têm conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações. Também usam dados imprecisos ou que induzam a uma interpretação diferente da intenção de seu autor. Além disso, confundem, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Quem se deparar com algum conteúdo duvidoso e achar que ele precisa de verificação pode encaminhar o material para o WhatsApp do Metrópoles DF: (61) 9119-8884.

Sair da versão mobile