Se você que reside ou pretende seguir no serviço público no estado do Acre, listamos aqui tudo que você precisa saber sobe os Concursos Acre.
Todo dia traremos informações atualizadas e um panorama completo dos concursos em todas as áreas de atuação.
A estabilidade e as boas remunerações são os maiores atrativos para quem decide prestar Concurso Público! No entanto, alguns candidatos não querem mudar de Estado por causa do trabalho.
Concursos Acre – área de segurança pública
Concursos de médio prazo (6 meses a 1 ano)
Status: autorizado
Perspectivas: Está oficialmente autorizado o próximo concurso da Polícia Militar do Acre.
Vagas/ Cargos e salário inicial
- Cargo: Oficial
- Formação: superior
- Vagas: a definir
- Salário: a definir
- Curso: PM ACRE
Status: Anunciado/comissão integrada formada
Perspectivas: O governador do estado do Acre anunciou a realização de um novo concurso PC AC.
Vagas/ Cargos e salário inicial
- Cargo: a definir
- Formação: a definir
- Vagas: a definir
- Salário: a definir
- Curso: PC ACRE
Status: Anunciado
Perspectivas: O governador do estado anunciou e reforçou a realização do novo concurso para a Polícia Penal AC.
Vagas/ Cargos e salário inicial
- Cargo: Policial Penal
- Formação: a definir
- Vagas: 260
- Salário: a definir
- Curso: IAPEN AC
Concursos Acre – Tribunais, Ministério Público e Defensorias
Status: previsto para 2023
Perspectivas: O Ministério Público do Acre tem um novo concurso MP AC previsto para 2023. A informação foi dada pelo procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, no dia 24 de outubro.
Vagas/ Cargos e salário inicial:
- Cargos: Técnico e Analista
- Vagas: a definir
- Formação: médio e superior
- Salário: a definir
- Curso: MP AC
Concursos de médio prazo (até 6 meses a 1 ano)
Concursos Acre – Saúde
Sem concurso previsto.
Concursos Acre – Outras Oportunidades
Status: Comissão formada
Perspectiva: Desde 2018 sem edital para efetivos, nova seleção é planejada para suprir aposentadorias e exonerações de servidores, além de ampliar os serviços aos munícipes.
- Cargo: Vários
- Formação prevista: Nível fundamental, médio e superior
- Vagas: a definir
- Salário: R$ 1.032,66 a R$ 3.447,35 (último edital)
Curiosidades sobre o Acre
O Acre é um estado da região norte do Brasil, localizado na Floresta Amazônica e conhecido pela quantidade de árvores-da-borracha e castanhas-do-brasil.
Até o início do século XX, o estado pertencia à Bolívia, que o disputava com o Peru. Em 1903, o Brasil então pôs um fim na disputa e comprou a região por 2 milhões de libras esterlinas. Contudo, o Acre só foi oficialmente declarado um estado brasileiro em 1962.
Em 1909, seu nome de Alto Acre foi trocado para Penápolis, homenagem ao presidente Afonso Pena, e, em 1912, a cidade tornou-se Rio Branco, nome do diplomata que negociou o Tratado de Petrópolis, que incorporou o Acre ao Brasil.
Na fronteira peruana, a oeste, o Parque Nacional da Serra do Divisor possui montanhas elevadas e várias quedas de água, além de diversas espécies animais, como tatus-gigantes, tapires e aves raras. A sudeste, encontra-se Rio Branco, a capital do estado, nas margens do rio Acre.
O povoado da Serra da Moa, na fronteira com o Peru, é o último no Brasil a ver o pôr-do-sol. Lá, há um fuso horário de duas horas a menos do que o horário de Brasília.
Em 1975, os seringueiros do Acre inventaram uma técnica para evitar o desmatamento da região. Trata-se do empate: Quando ficam sabendo que uma área será desmatada, os seringueiros da região se reúnem e se instalam no local com suas famílias, deixando armas de defesa escondidas.
Em seguida, eles pressionam os peões e exigem negociação com o responsável pelo desmatamento. O primeiro empate aconteceu na cidade de Cachoeira. Até 2012, nenhum deles tinha resultado em conflito violento.
Assim, apesar de pequeno e mais recente em nosso território, sendo o último a ser povoado no Brasil, o estado possui uma considerável relevância história, cultural e econômica.