Após comer o pão que o diabo amassou com Tenório (Murilo Benício), Maria Bruaca (Isabel Teixeira) finalmente terá seus dias de glória em Pantanal. Feliz e realizada ao lado de Alcides (Juliano Cazarré), a dona de casa se reconciliará com Guta (Julia Dalavia) no último capítulo da novela das nove da Globo.
A trajetória de Maria Bruaca no folhetim foi marcada por dor e sofrimento. A personagem penou horrores com o ex-marido, foi expulsa de casa com uma mão na frente e outra atrás, virou Maria Chalaneira, afastou-se da própria filha, viu outra mulher ocupar seu posto na fazenda, morou na tapera de Juma (Alanis Guillen), recebeu abrigo no reduto dos Leôncio e ainda enfrentou uma vingança sangrenta do vilão.
Mas o desfecho da sofredora no remake de Bruno Luperi será de felicidade plena. Depois de ir embora para o Sarandi com Alcides, ela retornará ao Pantanal para prestigiar o casamento de José Leôncio (Marcos Palmeira) e Filó (Dira Paes) no último capítulo.
Reencontro com Guta
Além de esbanjar carisma durante a festividade, a interiorana terá um reencontro importante com Guta, que não tinha digerido nada bem o relacionamento da mãe com o peão.
As duas selarão a paz e curtirão bastante o momento em família. A jovem também deixará de lado a sua diferença com Alcides, e eles aparecerão dançando juntos, em uma nítida demonstração de paz e harmonia.
Em recente bate-papo com Ana Maria Braga, Isabel Teixeira comentou que a parte mais importante do desfecho de Maria Bruaca é o resgate da própria dignidade.
“A novela inteira é o processo de restauro dessa personagem. Vou te falar uma coisa: para mim, a Maria Bruaca, a Maria, acaba nessa novela com ela mesma. Quando a gente se encontra com a gente mesmo, a gente pode estar com alguém. A busca dela durante a novela inteira foi essa, sobre ela se encontrar com ela mesma”, analisou a artista.
Maria Bruaca no casamento de José Leôncio. REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Maria Bruaca com Alcides. REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor. Em outubro, a emissora vai estrear Travessia, trama de Gloria Perez.