Afinal, o consignado do Auxílio Brasil através da Caixa voltou ou não?

O empréstimo consignado destinado aos beneficiários do Auxílio Brasil ficou suspenso pela Caixa Econômica durante um longo período: antes mesmo do segundo turno das eleições. Mesmo que o banco tenha anunciado o retorno da modalidade neste mês, aparentemente ele não tem sido uma prioridade.

Quer entender por quais motivos houve a suspensão da concessão do crédito e quais os novos desdobramentos? Então continue nos acompanhando logo abaixo para não perder nenhuma informação importante sobre o assunto!

Empréstimo consignado voltou?

Desde a segunda-feira passada (14/11), data delimitada pela Caixa para retornar com a concessão do consignado, os beneficiários do Auxílio Brasil têm encontrado problemas para conseguir acesso a qualquer serviço relativo ao empréstimo. Inclusive, ao tentar encontrar orientações em agências do banco, acabam se deparando com funcionários que não estão preparados para repassar informações necessárias acerca dos problemas.

Já em relação ao aplicativo da instituição, as famílias que tentam solicitar o crédito são informadas de que o serviço não está disponível no momento. Aquelas que até conseguem solicitar o empréstimo ficam com o contrato em muitos dias de processamento, o que deveria significar que a Caixa está analisando a proposta, mas nenhuma resposta chega aos solicitantes mesmo que muito tempo se passe.

Toda essa situação de falta de compromisso por parte do banco leva os beneficiários a acreditarem que a Caixa os enganou quando informou que voltaria com a modalidade de empréstimo, visto que os problemas não são solucionados e novas liberações não voltaram a acontecer desde a data prevista, situação que tem ocorrido desde a suspensão do programa.

Motivos da suspensão do crédito pela Caixa

No final de outubro, a instituição financeira atendeu as recomendações do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz, suspendendo os trabalhos referentes ao empréstimo consignado uma semana antes do segundo turno das eleições presidenciais. Na época, a Corte estava analisando pedidos do Ministério Público de verificar se a modalidade estava sendo utilizada para fins eleitorais, o que prejudicaria o banco.

Entretanto, após a análise, o ministro voltou a liberar a concessão do crédito com a alegação de não haver irregularidades. Apesar disso, o benefício não voltou a ser oferecido, visto que a Caixa anunciou que as operações retornariam a ser paralisadas por mais duas semanas, entre os dias 1 e 14 de novembro.

Conforme informações da própria Caixa, a suspensão aconteceu para que houvesse o fechamento das folhas de pagamento de novembro, já que o processo todo envolve o Dataprev, empresa responsável por ajudar o Ministério da Cidadania no cruzamento de dados das famílias inscritas no Auxílio Brasil.

Por conta disso, o banco anunciou a suspensão dos trabalhos relativos ao empréstimo nesse momento, agendando a volta do benefício para a segunda quinzena de novembro. Contudo, aqueles que compareceram até a agência do banco após essa data ou tentaram contratar o consignado pela internet ainda não encontraram disponibilidade. Vale lembrar que a Caixa já havia anunciado outra suspensão para dezembro.

PUBLICIDADE