Após ameaça de ‘furar bucho dos comunistas’, Ruy Birico é exonerado do Governo

Decreto divulgado nesta terça-feira (22), no Diário Oficial do Estado (DOE), revela que  o servidor Ruy Medeiros de Araújo Birico, o “Ruy Birico”, de 62 anos, foi exonerado do cargo em comissão referência Cec-5, do Instituto Acre Previdência do Estrado do Acre, para o qual havia sido nomeado desde fevereiro de 2019. O decreto é assinado pelo presidente do Instituto, Francisco Alves de Assis Filho.

SAIBA MAIS: Deputado defende prisão de Birico por declarações ameaçando “furar o bucho de comunistas”

As causas da exoneração não foram explicadas pelo órgão ou pelo Governo.

Birico é o ativista político de direita que aparece em áudios divulgados em redes sociais do WhatsApp, no final de semana passado, ameaçando “furar o buxo de comunistas” com uma faca especial, a qual, segundo ele, poderia ser fabricada com molas de fuscas, que seriam mais resistentes. “Comunista tem o couro duro”, justificou.

Parte dos áudios foram divulgados em reportagens do ContilNet.

Nas declarações divulgadas, o ativista político diz que, quando exerceu funções de taxista em Rio Branco, o que acumulava também com as atividades de açougueiro, o fazia a mando do Exército. A ideia, segundo ele, era fotografar as residências e levantar os endereços onde moravam comunistas.

Os áudios também trazem uma série de ofensas a quem o ativista chama de comunistas e também se refere a militantes do PT, chamando-os de “petezada”. A demissão do ativista havia sido pedida, em discurso na Assembleia Legislativa do estado do Acre (Aleac), pelo deputado estadual Daniel Zen, que chegou a ameaçar boicotar a votação de propostas de interesse do Governo em tramitação na casa.

Procurado pelo ContilNet para comentar sua exoneração, o ativista se recusou a atender a reportagem.

PUBLICIDADE