Bélgica e Canadá estreiam no Grupo F da Copa do Mundo nesta quarta-feira (23). O confronto está marcado para 16h (de Brasília), no estádio Ahmad Bin Ali. A chave conta ainda com Marrocos e Croácia. Clique aqui para assistir ao vivo e de graça no ge!
Este será o primeiro duelo entre os dois países na história das Copas. No geral, houve apenas um confronto amistoso, disputado em 1989. Na ocasião, os belgas venceram os canadenses por 2 a 0.
A Bélgica chega para sua 14ª participação em Copas. Na última, em 2018, conquistou sua melhor colocação na história: o terceiro lugar. O Canadá participou uma única vez, no Mundial de 1986, e sequer passou da fase de grupos naquele ano.
Globo: narração de Cléber Machado e comentários de Ricardinho, Diego Ribas e PC Oliveira.
SporTV: narração de Natália Lara, com comentários de PC Vasconcellos, Fabio Junior e Sandro Meira Ricci.
Escalações prováveis
Bélgica – técnico: Roberto Martínez
A escalação não tem grandes mistérios envolvendo os principais jogadores. A base, inserida no esquema 3-6-1, tem os craques Courtois, Eden Hazard e De Bruyne garantidos. Lukaku, por outro lado, está com lesão na coxa e só deve jogar no terceiro jogo da primeira fase.
Duas dúvidas pairam sobre o 11 inicial. Na ala direita, Meunier disputa posição com Castagne. Na zaga, Debast, de apenas 19 anos, pode ganhar chance como titular para compensar a idade avançada de Alderweireld (33) e Verthongen (35). Caso o jovem zagueiro do Anderlecht não jogue, dará lugar a Faes ou Dendoncker.
A provável escalação: Courtois; Debast (Faes ou Dendoncker), Alderweireld e Verthongen; Meunier (Castagne), Tielemans, Witsel e Carrasco; De Bruyne e Eden Hazard; Batshuayi.
Campinho Bélgica – Bélgica x Canadá – rodada 1 — Foto: Infoesporte/ge
Canadá – técnico: John Herdman
O time deve atuar no esquema 3-4-3. Para alegria da torcida canadense, o treinador John Herdman confirmou a escalação do ala-esquerdo Alphonso Davies, craque da seleção. O jogador do Bayern de Munique conseguiu se recuperar de lesão sofrida recentemente jogando pelo clube. A utilização dele estava incerta para a estreia, mas o comandante relatou que Davies “está voando” nos treinos.
No ataque, destaque para Jonathan David, jovem talentoso do Lille, da França. A única dúvida é entre Buchanan e Adekugbe. Se optar pelo primeiro, que joga de ponta, manterá Davies na ala esquerda. Se preferir um time mais cauteloso, escalará o lateral-esquerdo Adekugbe na ala, empurrando Davies mais à frente, para a ponta esquerda.
Quem está fora: ninguém
— Foto: Infoesporte/ge
Arbitragem
Árbitro: Janny Sikazwe – Zâmbia
Assistente 1: Jerson dos Santos – Angola
Assistente 2: Arsenio Marengula – Moçambique
VAR: Juan Soto – Venezuela

