Ícone do site ContilNet Notícias

Black Friday e Copa do Mundo: pesquisa avalia expectativas no Acre

Por ASCOM

Ao menos 92% dos empresários rio-branquenses estão estimulados com as vendas de Black Friday – que iniciaram na última sexta-feira de novembro e devem proporcionar promoções até o final do mês – e de artigos relacionados à Copa do Mundo. A pesquisa, realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac), junto a 100 empresários do comércio de bens, serviços e turismo da capital acreana e mais 200 pessoas economicamente ocupadas.

A pesquisa ressalta, ainda, relevante otimismo por parte dos empresários, haja vista a expectativa de aumento de vendas em 2022 em relação a 2021. Para tanto, 45% dos empresários entrevistados deve adotar como estratégia a concessão de mais descontos sobre as vendas, e 27% afirmam decisão de redução de preços para atrair clientes; 15% disseram em concessão de descontos mesmo para vendas na modalidade à crédito.

Além disso, o levantamento destaca também a preocupação de 35% dos empresários quanto aos níveis de endividamento da população rio-branquense, bem como o desemprego doméstico (22%); outros 23% se preocupam com a concorrência (16%) e a inflação carregada pelo mercado de consumo doméstico (7%).

Conforme os empresários, a melhora de vendas para o período da Black Friday e Copa do Mundo é percebida a partir do pagamento da folha de pessoal referente ao mês de outubro, porém, para 68% deles, o maior movimento de vendas acontece na véspera (29,0%) e no próprio dia da Black Friday (39,0%). A pesquisa destaca também outros 25,0% que admitem crescimento das vendas, a partir do início do mês de novembro.

Também, para 72,0% dos empresários de Rio Branco, as vendas para a Black Friday superam aquelas relativas a outras grandes datas de consumo doméstico anual, a exemplo do “Dia das Crianças” e “Dia dos Pais”.

As vendas nesta Black Friday devem alcançar volume monetário superior à Black Friday do ano passado, conforme previsão de 71,0% dos empresários. Outros 5,0% se omitem a essa questão e 24,0% não se manifestam a respeito.

Finalmente a pesquisa registra a motivação de 55,0% dos empresários do comércio local com relação a contratação de pessoal em regime temporário para esse período em que se experimenta significativo aumento do movimento de compra e venda nos segmentos da economia de mercado, objeto do presente estudo.

Consumidor de Rio Branco

O estudo aponta que ao menos 62% dos consumidores de Rio Branco se mostram interessados em compras no mesmo período. Ademais, o consumidor do mercado esperado pelo comércio da capital acreana para as compras de Black Friday e produtos relativos à Copa do Mundo tem média mensal de até R$ 1,1 mil (55,5%); entre R$ 1.101 e R$ 2 mil (29,5%); apenas 15% apontam ganhos acima de R$ 2 mil.

Da referida população economicamente ocupada, 42% são trabalhadores autônomos; e 32,5%, com empregos formais. Porém, 25,5% são classificados como desempregados, mas ainda demonstram alguma capacidade para compras de consumo.

Ainda em relação à motivação da população consumidora de Rio Branco, a influência da Black Friday e Copa do Mundo estimulam aproximadamente 73,5% para a busca de consumo nos próximos 30 dias. Desta população, 71,9% se mostram propensas a compras, seja na Black Friday (43,0%) ou especificamente para a Copa do Mundo (28,9%).

Dos produtos mais desejados pela população, 24,8% devem ser aparelhos de TVs. Outros 18,9% demonstram preferência a roupas, 15,4% afirmam intenção de compras de celulares e tabletes e 11,0%, geladeiras.

Para 73,0% da população pesquisada, o período conjunto da Black Friday e Copa do Mundo é estimulante para o consumo doméstico, mas de pouca interferência na rotina normal das pessoas envolvidas, salvo o fato do mundial de futebol, em realização no mês em curso.

Quanto ao consumo mais desejado para a Copa do Mundo, o item “carnes para churrascos” se apresentam em primeiro lugar para 45% dos entrevistados. Em seguida, as bebidas são apontadas por 30,8%, afora outros itens de menor destaque na amostra.

Ainda com relação a consumo para a Copa do Mundo, 53,1% das pessoas entrevistadas devem gastar com a compra de camisetas comuns para os torcedores da seleção brasileira de futebol. Quanto ao local definido para assistir aos jogos da seleção do Brasil, 28,5%, devem preferir os bares com serviços para recepção de clientes com essa intenção de consumo.

Com relação a perspectiva da população referente a gastos gerais de consumo para a Black Friday e Copa do Mundo, 31% devem desembolsar valores entre R$50 a R$ 100. Outros 15% têm previsão de gastos equivalentes entre R$ 100 a R$ 200. Assim, 46,0% da população de Rio Branco deve realizar gastos gerais de consumo no período (Black Friday e Copa do Mundo), de até R$200, enquanto para outros 54,0% a previsão é de gastos a valores acima de R$200.

Sair da versão mobile