Ícone do site ContilNet Notícias

Com recusa, Marina joga água no chopp de JV, mas pode ter trocado certo pelo duvidoso

Por TON LINDOSO, DO CONTILNET

Jorge Viana e Marina Silva/Foto: Altino Machado

Após se afastar das especulações em torno do cargo de autoridade do clima que propôs a Lula, Marina Silva viu seu nome, novamente, pipocar na imprensa. Agora como a possível próxima anunciada de Lula, emplacando a titularidade do Ministério do Meio Ambiente.

A notícia pegou alguns de surpresa por, pelo menos, dois motivos. Primeiro: o cargo de autoridade climática é tido como um cargo de grande visibilidade e autonomia, lugar este onde Marina, além de receber demonstração de importância e força, poderia ser preservada de disputas internas, a exemplo do que sofreu como ministra.

Esse episódio passado, aliás, ilustra o segundo motivo: Marina foi a primeira ministra de Lula desta pasta. Sua parceria com o então presidente foi encerrada devido a uma série de divergências com outros ministros, sobretudo com a então ministra da Casa Civil Dilma Rousseff. Marina foi acusada de travar grandes obras do governo, saiu do partido, se lançou à Presidência e viu justamente Dilma, do PT, ser igualmente lançada e vencer a disputa.

Com seu nome ganhando força para assumir este ministério, quem vai na contramão é Jorge Viana, até agora não cotado por insiders para qualquer outra pasta. Será que emplaca? E Marina? Será que fez a escolha certa? Talvez essas respostas só teremos com o tempo.

Capacitação

Técnicos da Sepa e Emater participaram de visitas técnicas em RO para troca de experiências na cafeicultura. Esse estado é um bom case do agro, que aqui no Acre tem um bom horizonte sob a gestão do competente secretário Edivan Azevedo.

Foco

Edivan: “Essa gestão tem focado na capacitação dos técnicos para que possamos levar ao campo as mais modernas tecnologias e boas práticas de produção nas diversas cadeias produtivas. Isso só é possível com a participação e envolvimento de todos os setores da Sepa e apoio do Governo do Estado, através das Secretarias diretamente relacionadas”.

Shirley Torres

É o nome do PV do Acre a integrar a equipe de transição do presidente eleito Lula. É bom que se faça registro.

Governo e Alan

Os integrantes da equipe de transição do novo Governo do Acre estiveram reunidos com o senador eleito Alan Rick (UB-AC). Ao senador, foi apresentada a misteriosa nova estrutura governamental.

Regras

A notícia de que membros de facção criam regras para moradores em bairros de Rio Branco, com direito a avisos em muros, merece um alerta vindo das autoridades relacionadas. E esclarecimentos das providências que serão tomadas.

Minoru Kinpara

A notícia de Minoru Kinpara como suposto novo membro do mais alto escalão governamental pegou muita gente de surpresa. Nos bastidores, o clima foi de capítulo 100 de novela do João Emanuel Carneiro.

Tropical

Em agradecimento ao bom trabalho das equipes de Cuidados com a Cidade, os moradores do Tropical, em Rio Branco, organizaram um café da manhã para homenagear os garis e margaridas. O prefeito Tião Bocalom tratou de aparecer no evento e confraternizar com os moradores e colaboradores. 40 sacolões também foram entregues aos profissionais. Tudo organizado pelos moradores.

10 mil

É a marca alcançada pela Sesacre em procedimentos voltados às pessoas com autismo no Acre. Na última edição da coluna, falei de trocentas marcas alcançadas pela secretaria, sob a gestão da competente Paula Mariano, e faltou essa. É tanta marca que devo ter deixado mais delas passar em branco.

Vem aí

Depois do Mais Brasil, fusão do PTB com o Patriotas, vem aí mais um enxerto, dessa vez entre Podemos e PSC. No Acre, os líderes desses partidos são Ney Amorim e Robson Aguiar, respectivamente.

Jenilson Leite

Insiders de Tarauacá garantem que o nome do deputado Jenilson Leite “é muito desejado” quando o assunto é a prefeitura local. Jenilson também é considerado à Prefeitura de Rio Branco, onde teve boa votação. Poder escolher que prefeitura deseja disputar, com votos em ambas, é para poucos.

Duelo de médicos

Se Jenilson escolhesse disputar a prefeitura de Tarauacá, o que acredito que nem faça parte de seus planos, poderia disputar com o também profissional da área da saúde Rodrigo Damasceno. Seria o duelo de médicos.

Bate-rebate

– Falando em figuras disputadas, no MDB não se afasta a possibilidade de convencer Flaviano Melo a disputar a Prefeitura de Porto Walter (…)

– (…) Parece que o velho lobo não desgostou da ideia!

– Se a façanha se tornasse realidade, poderia ser uma retomada do MDB naquela região (…)

– (…) Num passado não tão distante, o partido vivia uma realidade à lá céu de brigadeiro com o poderio dos Sales (…)

– (…) Sales esses que, por sua vez, planejam uma retomada em Cruzeiro do Sul com Jéssica Sales candidata!

– Pelo menos dois grandes partidos no Acre devem experienciar trocas de comando (…)

– (…) Depois não digam que eu não avisei!

– Anotem mais uma: se uma grande figura aparecer na próxima executiva de um grande partido, tudo indica mais um caminho pavimentado a uma grande prefeitura (…)

– (…) Anotem e me cobrem!

– Líderes representativos, com mandato, também buscam novas legendas depois dos cenários desenhados pelas últimas eleições (…)

– (…) Muita coisa vai mudar!

Sair da versão mobile