A Executiva do MDB de Rio Branco lançou na terça-feira (29) o edital de convocação da eleição do Diretório Municipal da sigla. O edital foi assinado pelo atual presidente, vereador Emerson Jarude, eleito deputado estadual. Apesar de ser lançado agora, a nova executiva já é discutida nos bastidores.
Principal diretório de qualquer partido, Rio Branco pode definir os rumos da legenda, principalmente em termos de Eleições 2024. O glorioso elegeu três deputados estaduais. Não conseguiu eleger federal. Uma ala do partido quer mexer os pauzinhos agora, pensando nos próximos passos.
Emerson Jarude, atual presidente, e João Marcos Luz, que assume um mandato na Câmara com a vaga aberta por Jarude que vai para Aleac, já teriam aberto diálogos. Uma terceira opção pode pegar todos de surpresa, mas ainda é cedo para falar sobre.
Executiva estadual
Pode parecer precoce, mas com a eleição da executiva da capital, os emedebistas darão um gesto sobre um possível futuro da regional, atualmente comandada por Flaviano Melo. Essa eleição acontece ali pelas bandas de março.
Não quer calar
A pergunta que não quer calar, nesse caso, é: as eleições da executiva em Rio Branco vão mostrar que o glorioso precisa de renovação? Ou que no time que está em campo não se mexe? Esse será o primeiro gesto.
Gladson e Edivan
Durante agenda, o governador Gladson Cameli contou com o secretário da Sepa, Edivan Azevedo, que o acompanhou por todo o itinerário. Nos bastidores, a agenda foi comentada. Gladson está cada vez mais perto de revelar quem fica e quem sai do primeiro escalão.
Marcus Alexandre
Ganha corpo a ideia de abrigar Marcus Alexandre em outro partido para disputar as eleições de prefeito na capital. Até uma grande ala petista reconhece que o antipetismo no estado ainda é latente o suficiente para prejudicar a performance do grupo nas eleições vindouras.
CNH Social
“Fico muito feliz ao saber que uma ideia que surgiu aqui, nesta tribuna, através de uma indicação minha, tem dado certo e tem beneficiado pessoas carentes de todos os 22 municípios do Acre. Agradeço, ainda, ao Detran por ter construído essa ideia junto com a gente desde o início”. Do deputado Tchê (PDT-AC) sobre o programa CNH Social. Está na lista de ações mais encorpadas que saíram da atual legislatura.
Nasceram ontem?
Arthur Lira (PP) foi criticado por membros do atual governo federal, por receber apoio do PT e PSB, partidos do novo governo. Não sabem que é assim que funciona a política? Essas pessoas nasceram ontem?
Deve sair
A proposta que recebeu o apelido de PEC da Transição tem recebido apoio. No Acre, Petecão e Mailza votaram a favor da continuidade do Bolsa Família de R$ 600 a quem precisa.
Rodrigo Damasceno
Na última edição, comentei sobre o médico Rodrigo Damasceno e só depois veio ao meu conhecimento esse episódio de cunho pessoal envolvendo uma ex. Na verdade, quando escrevi a coluna, o caso não estava nos sites. Exposições em redes não são um modo tão maduro de de resolver as coisas. Com boletim registrado, a polícia deve cuidar do caso.
Corte
Os cortes de gastos na educação, em contraponto aos gastos excessivos em outras áreas, são apenas uma demonstração do que é prioridade para alguns representantes do povo. Só não vê quem quer tapar o sol com a peneira.
Agro e meio ambiente
Uma reportagem do Repórter Brasil mostra que gigantes do agro assumiram o compromisso, com a COP-27, de preocupação com o meio ambiente. A coisa deve se repetir no Acre, com o governador Gladson tão ligado na causa ambiental. Aliar o agro e a preservação não é um bicho de sete cabeças. Uma coisa não anula a outra. Dos bons do agro local tenho ouvido apenas o seguinte: “Só queremos trabalhar”.
Bate-rebate
– “Pragmáticos, governadores alinhados a Bolsonaro já acenam ao novo governo” (…)
– (…) Reportagem do UOL.
– O primeiro? Gladson Cameli!
– Acreanos sofrem 28 tentativas de fraude por dia (…)
– (…) Dados do Serasa Experian.
– Por dia!
– “Violência contra a mulher: casos na região amazônica são superiores à média nacional” (…)
– (…) Foi destaque no O Liberal, lá da outra ponta do Norte.
– Nas eleições, Gladson prometeu cuidar mais e melhor das mulheres (…)
– (…) Elas precisam!