Blog do Ton: Paula Mariano, Saúde do Acre em números e um recorde histórico

Mais de 9 mil cirurgias: esse é o número apresentado pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) no ano de 2022. Trata-se de um recorde mais do que absoluto, desde a criação, no ano de 2017, do setor de regulação de cirurgias.

O número é impressionante porque está muito acima dos anos anteriores: 2017, com 5568 procedimentos; 2018, com 5288; 2019, com 5211; 2020, com 5419 e 2021, com 5784. Esse último citado apresentou um leve salto, mas nada comparado ao atual ano, com incríveis 9069 procedimentos realizados até 15/11.

Em que pese o trabalho de todos os gestores dessa difícil e complexa pasta, o trabalho de Paula Mariano precisa ser destacado. Com seu jeito humano, sua preocupação absurda com pessoas e seu amor pela saúde, Paula está transformando esforço em resultados. Os mais de 9 mil pacientes que saíram da fila de cirurgias agradecem.

Marcio Bittar

Algo que também não pode deixar de ser destacado é que os trabalhadores da Saúde tiveram um apoio especial. Foram mais de R$ 10 milhões em emendas do senador Marcio Bittar para que todo esse trabalho pudesse sair do papel.

Shirley Nascimento

“Até o final do ano, nossa população pode ter certeza que dispensaremos todos os esforços possíveis para que esse número chegue próximo aos 10 mil. Nesse ano, foram três regionais de saúde atendidas com os mutirões [Juruá, Alto Acre e Baixo Acre], quatro centros ativos [Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Brasileia e Rio Branco] e já estamos sonhando com o próximo ano”. Da chefe de Regulação Shirley Nascimento. Ela está no setor desde sua implantação e conhece os trâmites como a palma de sua mão.

Desafios

Sem querer puxar a bola para o meu lado – como profissional da comunicação – mas já puxando, acredito que, se algumas pessoas tivessem acesso a algumas informações, por mais simples que possam ser, poderiam deixar de ingressar nas filas de cirurgias. A atenção básica é importante e poderia ser mais fomentada. Poderia ser esse um dos próximos desafios da Sesacre?

Dificuldade

Conhecendo um pouquinho sobre o funcionamento desse sistema de regulação, percebi que o contato com alguns pacientes é complicado. Alguns não atendem o telefone, talvez por achar que trata-se de call center. Se você conhece alguém que está nessa fila, conscientize essa pessoa de que ela precisa atender o telefone.

Dois pontos

Analisando esses dados, dois pontos me chamaram atenção: o primeiro foi de que, mesmo na pandemia, as cirurgias no Acre não pararam. Fui checar alguns dados e fiquei surpreso com a informação de que o estado foi o segundo que mais operou na pandemia, perdendo apenas para SP. O segundo: mesmo com o problema de restrição de medicamentos causados pela guerra, a Sesacre não parou, agora em 2022.

Muita informação

Das cirurgias que estavam paradas, que encontravam grandes dificuldades de agendamento desse o início da regulação e que agora seguem a todo vapor: próstata – em 2022, mais de 170 operados. Joelho: de julho a outubro, 47 operados. Em Cruzeiro do Sul: uma demanda reprimida de mais de 200 mulheres que precisavam de procedimentos na área de ginecologia foi sanada. É muita informação que não chega às pessoas.

Opera Acre

Tudo isso foi possível graças a um projeto: o Opera Acre. Anotem esse nome. A ação reuniu dois bons ingredientes: a ótima estrutura da Fundhacre na capital e ampliação do interior para atender pacientes Acre adentro. Ao melhor estilo: se Maomé não vai à montanha, a montanha vai até Maomé.

Paula Mariano

Com tudo isso acontecendo, não poderia deixar de procurar Paula Mariano para falar sobre. Com a palavra, a secretária: “Sentimento de dever cumprido. Mas, sempre queremos mais. Nosso governador nos fez um desafio e buscamos executar da melhor forma possível. Nunca tivemos um número expressivo como esse de cirurgias em nosso estado. Quero agradecer a cada um que tornou isso possível: desde o recepcionista que recebe o paciente até o cirurgião. Aos enfermeiros e técnicos, aos maqueiros, instrumentador e ao apoio administrativo que organiza a logística”.

Complexo

“Imaginem como é complexo organizar uma ação dessa magnitude, agora acrescentem uma pandemia. Realizamos cirurgias nas 3 regionais. Então, esse número de cirurgias realizadas até agora só mostra a força do povo acreano! Mostra o compromisso do governador e de cada um que faz parte do dia a dia da saúde do nosso estado”.

Expectativas

Já que estamos entrando em clima de fim de ano, perguntei quais as expectativas para os próximos tempos. “Minhas expectativas são sempre as melhores e maiores! Sonho com uma saúde mais humanizada para os nossos pacientes e servidores”.

Bate-rebate

– Com uma coluna cheia de muitas e boas informações sobre a Sesacre, separei este espacinho para comentar algumas rapidinhas. Bora lá?

– Pessoas que transitam próximo ao governador Gladson Cameli garantem surpresas nas próximas composições (…)

– (…) “Agora, não tem faca no pescoço” é o que a maioria diz para justificar tais surpresas.

– Depois que registrei a nota sobre um grupo que discute quem é o pior secretário de Gladson, choveu de gente querendo saber mais (…)

– (…) Gente do primeiro escalão, inclusive!

– O vice-prefeito de Senador Guiomard, Ney do Miltão, procurou um projeto de interlocutor e pediu para que eu “parasse de falar mal dele na coluna” (…)

– (…) Homem, que tenho eu contigo?

– Quem não quiser aparecer nas colunas, sites e revistas por motivos negativos, pois que não se renda aos feitos negativos, oras!

– Por falar em Senador Guiomard, uma fonte me jura de pés juntos que viu a atual prefeita Rosana Gomes manobrando seu veículo perto da casa de um conhecido líder político (…)

– (…) Seu nome? Ninguém menos que Gilson Pessoa, o seu principal adversário, pelo menos até aqui, nas próximas eleições! (…)

– (…) Acho que a dupla se reuniu para conversar sobre qual bolacha Miragina é a melhor: a quadrada ou a redonda.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Blog do Ton: Paula Mariano, Saúde do Acre em números e um recorde histórico